Voluntários da ONG Bom Samaritano, em Caxias do Sul, receberam uma capacitação no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) sobre o preparo total de alimentos. A iniciativa, em parceria com a Progás e Braesi, chamada Anjos na Cozinha, tem o objetivo de ensinar pessoas em situação de vulnerabilidade social ou quem faz trabalhos voluntários com esse público, sobre o uso de plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Neste sábado (1º), último encontro do curso, os participantes encerraram as aulas com o preparo de receitas e pizzas.
De acordo com o professor Fabio Ribas, todo semestre uma organização não governamental (ONG) ou comunidade é escolhida para receber a capacitação. Na aula de sábado, os participantes compreenderam sobre o uso de folhas, verduras, frutos e raízes que não são consumidos em larga escala, mas possuem potencial nutritivo e sabor.
— Os voluntários da ONG Bom Samaritano entregam toda sexta-feira à noite refeições para a comunidade do bairro Reolon. Nós demos o treinamento para eles, pelo protagonismo no bairro, oferecendo a refeição para a comunidade. Estamos capacitando e mostrando que existem tipos de pratos inovadores e saudáveis, que podem ser feitos e entregues aos moradores, utilizando 100% dos alimentos. Oferecendo segurança alimentar e feitos com alimentos como o talo da beterraba ou a casca da banana, por exemplo — conta o professor.
Para a aula, estiveram presentes nutricionistas e profissionais dos cursos de gastronomia, gestão e negócios da FSG. Após o curso, que durou quatro encontros, os participantes receberam certificados de participação. A intenção é de que a iniciativa seja periódica e ocorra semestralmente na cozinha experimental da Progás e Braesi, sendo ministrada por profissionais da faculdade.