Um dos símbolos mais tradicionais na divulgação da Festa Nacional da Uva foi apresentado oficialmente à comunidade na tarde desta segunda-feira (24). O cartaz da 34ª edição do evento, que será realizado de 15 de fevereiro a 3 de março de 2024, foi divulgado em uma cerimônia ao ar livre no Largo do Centro Administrativo de Caxias do Sul. A peça é de autoria da agência Intervene Publicidade e Propaganda, de Caxias, e carrega elementos que ajudam a contar o tema do evento, que é Caminhos e Lugares. Autoridades e as 15 embaixatrizes que concorrem ao título de rainha do evento acompanharam a revelação.
A apresentação da identidade visual foi feita em uma versão de aproximadamente cinco metros de altura da peça e com o Centro Administrativo como estrutura — o material ficará exposto no local nos próximos dias. Até o final da festa, outras versões em tamanho ampliado passarão por diversos espaços importantes da cidade. Ao todo, são cinco variações da peça que, ao fundo, apresentarão diferentes imagens, em marca d'água, ilustrando a história da cidade.
De acordo com o sócio-diretor da agência, Daian Henrique Longhi, que se emocionou durante a apresentação do material, a ideia nasceu da necessidade de destacar o “Nacional” do nome do evento e também a data da próxima festa. Ao todo, foram três meses de planejamento, da ideia até a aprovação.
Segundo Longhi, o cartaz é norteado por um brasão. Ele está adornado em tons de dourado, que simbolizam a força e a elegância das coroas que homenageiam a rainha e as princesas. Junto ao símbolo, estão dois cachos de uvas, que representam a essência da festa e a força da agroindústria de Caxias do Sul.
Os cachos também remetem à tradição vitivinícola, à terra fértil e à festividade que une comunidades em torno da fruta, símbolo de prosperidade. Ainda há a engrenagem na base do brasão, evocando a grandeza e a força de uma região que se transformou em um polo industrial.
— Acho que a gente conseguiu ter um resultado muito legal no cartaz, que é uma peça única e que fica eternizada junto com todos os outros cartazes da história da Festa da Uva. Todos os elementos foram criados dentro da agência. Envolveu muita gente até chegar no resultado perfeito — destacou.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, elogiou o cartaz:
— Achei a ideia genial. É um cartaz imponente — resumiu.
Alguns exemplares do cartaz foram distribuídos à comunidade durante a cerimônia e, ao longo dos próximos meses, poderão ser encontrados em estabelecimentos comerciais, agências de viagem, entre outros locais da cidade. Também estarão disponíveis em versão digital, para serem divulgados em mídias online.
A próxima Festa da Uva vai homenagear os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos na Serra, precedendo as comemorações que ocorrem no ano seguinte, em 2025.
Cartazes passaram a ser produzidos em 1950
O cartaz da Festa Nacional da Uva faz parte de uma tradição iniciada em 1950 - ano em que foi apresentado o primeiro pôster do evento, ou seja, 19 anos depois da primeira edição da celebração. Até a festa de 2024, 28 cartazes foram confeccionados para divulgar o maior evento comunitário do Sul do país.
Na maior parte dos anos os cartazes foram escolhidos por meio de concurso aberto ao público ou produzido por artistas plásticos. A história mudou em 1996, quando o cartaz oficial passou a ser pensado por agências publicitárias.
Veja todos os cartazes: