O tempo bom e ensolarado da manhã de sábado (1º) encorajou diversas pessoas a saírem de suas casas e darem a destinação correta a resíduos especiais. No drive-thru promovido pelo Coletivo Caxias Lixo Zero em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caxias do Sul, foram recebidos aparelhos eletrônicos antigos, óleo de cozinha, garrafas de vinho, cartelas de remédios, cápsulas de café, entre outros.
De acordo com a embaixadora do Instituto Lixo Zero, Victória Mello, a ação é bimestral e tem como objetivo dar destino correto ao lixo que não pode ser colocado nos contêineres tradicionais.
— Hoje também estamos recebendo chinelos de borracha e meias velhas que estejam rasgadas ou furadas. Os chinelos serão reciclados em parceria com a startup Trashin e as meias são enviadas para uma empresa de Porto Alegre que transforma em cobertores e os doa para moradores de rua — explica Victória.
Os chinelos em condições de uso são higienizados e doados e o restante passa pelo reaproveitamento da borracha do solado e do PVC da tira, reaproveitados para a confecção de itens como chaveiros. Nesta edição, também foram arrecadados alimentos não perecíveis para o movimento Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
A professora Gabriele Zattera esteve no drive-thru nessa manhã para descartar eletrônicos antigos que tinha em casa:
— Adorei essa iniciativa. Como tinha alguns eletrônicos em casa, resolvi aproveitar a oportunidade. Isso facilita muito o descarte correto dos resíduos e eu espero que essa iniciativa possa continuar.
Ela levou ao drive-thru televisões antigas, impressora e computador.
O drive-thru segue até as 14h no estacionamento Pietá Parking, que fica junto à Igreja de São Pelegrino.