"O pão nosso de cada dia nos dai hoje", diz a oração que introduziu o primeiro café da manhã deste ano servido pela Hospedagem Solidária em Caxias do Sul. O serviço voluntário prestado pela Pastoral da Pessoa em Situação de Rua, em prédio cedido pela Catedral Diocesana de Caxias do Sul, começou na noite desta segunda-feira (12), justamente quando os termômetros despencaram, com sensação térmica que chegou a ser negativa na madrugada. Trinta homens contaram com jantar, cama quentinha, além do café da manhã na primeira pernoite do serviço que segue até setembro e tem capacidade para receber até 53 pessoas.
Um deles foi Gabriel Correa Oliveira, de 31 anos:
— Foi uma delícia, pão recheado com gostinho de amor. O que satisfaz as pessoas também é o aconchego, a gente se sente como se estivesse em casa. Pretendo vir mais vezes, é um incentivo muito importante. Foi uma corda caída do céu — disse o acolhido, que posou para a foto demonstrando sua gratidão com as mãos, antes de deixar o local.
A Hospedagem Solidária, que acolhe gratuitamente pessoas em situação de rua no período mais frio do ano, abre as portas às 19h30min, com funcionamento até as 7h do dia seguinte. A expectativa da organização é de que o número de pessoas acolhidas aumente conforme o funcionamento do serviço pelos próximos dias. Na temporada de 2022, 505 homens buscaram o local para o acolhimento e mais de 10,3 mil refeições foram servidas — café da manhã e janta.
OUÇA AQUI: