Uma nova queda de barreira foi registrada na BR-116, em Nova Petrópolis. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DNIT), o trecho do km 178,9 está bloqueado e equipes devem ser acionadas para remoção do material ainda nesta terça-feira (20).
O fluxo de veículos já estava bloqueado no trecho devido ao trabalho de desobstrução que ocorre no km 181 desde sábado (17), após deslizamento que ocorreu na sexta-feira (16). Para este trecho ainda não há previsão de liberação.
Segundo o Dnit, o solo encharcado aumenta o risco de novos deslizamentos e o trabalho está sendo realizado com cautela para garantir a segurança dos trabalhadores, dependendo, ainda, das condições climáticas. Após a conclusão da limpeza, uma avaliação será realizada para determinar se o trecho poderá ser liberado.
O trecho que registra os deslizamentos após as chuvas do final da semana passada já protagonizou outros episódios que prejudicaram o trânsito pela BR-116, como uma queda de barreira em setembro de 2021 e um desmoronamento da pista registrado em 2016 que resultou em bloqueio total de aproximadamente dois meses. A normalização completa do fluxo levou seis meses para ser restabelecida.