A equipe de voluntários esteve neste sábado (10), na Mitra Diocesana de Caxias do Sul, fazendo os últimos ajustes para receber os homens em situação de rua a partir desta segunda-feira (12) na Hospedagem Solidária. O grupo passou a manhã organizando as roupas e os alimentos doados, fazendo faxina no prédio, para proporcionar uma boa acolhida a quem precisa.
A organização aguarda 53 pessoas por dia para a Hospedagem Solidária, que vai até setembro. Ano passado, 505 homens buscaram o local para o acolhimento e mais de 10,3 mil refeições foram servidas — café da manhã e janta. Uma oportunidade de, além de acolher, dar o conforto e alimentação dignos para essas pessoas.
Um pedido da equipe é que cobertores sejam doados. Até o momento, foram recebidos apenas 66 peças. Um item muito necessário, principalmente com a previsão de queda brusca de temperatura a partir da noite deste sábado. Outros itens necessários, segundo a coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Maria Teresinha Mandelli, conhecida como Tere, são: arroz, café, margarina, geleias e chimias para passar no pão.
— Foi feita uma coleta, sim, a nível da Diocese da cidade, mas estamos precisando de muitos cobertores ainda porque o frio está aí e vai ser intenso — comenta Tere.
A estimativa da Fundação de Assistência Social (FAS) é que Caxias tenha 755 pessoas em situação de rua. Uma situação que já é preocupante por si só, fica ainda mais agravada com o inverno tão rigoroso da Serra. A estação mais fria do ano inicia no próximo dia 20 de junho. Por isso, quem puder ajudar com doações, pode entregar diretamente na Mitra, na Rua Os Dezoito do Forte, 1.771, entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury.