Nesta sexta-feira (12), a partir das 18h, o Calçadão de Carlos Barbosa será palco do Filó do Festiqueijo. O evento é um pré-lançamento do Festival Gastronômico do Queijo, que será realizado de 29 de junho a 30 de julho deste ano no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Em caso de chuva, o Filó será transferido para o Pavilhão da Tramontina.
Com o objetivo de resgatar a cultura local e unir a comunidade com a gastronomia e música típica, o Filó do Festiqueijo contará com queijos, vinhos e espumantes. Além disso, haverá uma grande diversidade gastronômica, como polenta com molho, grostoli, pão de queijo, massa ao molho quatro queijos e espetinho de queijo e frango.
A animação do Filó vai ficar por conta de dois artistas que apresentarão repertórios de músicas clássicas do folclore italiano. Às 18h30min, a banda Zo Garrafon subirá ao palco e, logo após, às 20h30min, será a vez da banda Ragazzi Dei Monti, que toca a famosa música "La bella polenta".
Por conta do evento, a Secretaria de Segurança e Trânsito vai interromper o fluxo de veículos na Rua Rio Branco, entre a Buarque de Macedo e a Maurício Cardoso no período das 18h até as 23h.
Sobre o 32º Festiqueijo
A 32ª edição do festival terá abertura oficial no dia 29 de junho, uma quinta-feira, com show da banda Star Beatles. A programação prossegue às sextas, sábados e domingos até 30 de julho, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Uma das novidades deste ano é a ampliação da capacidade de público, que passará de 1,6 mil lugares para 2 mil (1,7 mil no salão e 300 nos camarotes). O acréscimo de pessoas ocorre em função de reformas feitas na estrutura do local. No ano passado, a festividade atraiu mais de 100 mil pessoas — um recorde. Do público, mais de 32 mil foram pagantes, que aproveitaram o cardápio, e outros 70 mil passaram pela Vila das Etnias, que teve entrada gratuita.