Após mobilização da comunidade do distrito de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garantiu um médico para atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.
Isso porque a prefeitura remanejou um profissional para atender a UBS do distrito. Essa providência foi possível depois da nomeação de outros profissionais, em concurso público, para assumirem vagas. Atualmente, o médico clínico atua por apenas 20 horas semanais, mas a SMS quer ampliar a carga horária do profissional.
Dentre as dificuldades encontradas pela SMS para suprir a necessidade de médicos nas UBS mais afastadas do centro da cidade, estão a falta de aceitação dos profissionais, em função da distância do distrito — quase 40 quilômetros do centro da cidade — e o alto número de profissionais médicos que são aprovados em concurso mas optam por não assumirem as vagas.
A secretaria destaca, no entanto, que, na ausência do profissional médico, a comunidade sempre foi acolhida pela equipe de enfermagem, com encaminhamento a outras UBSs ou às UPAs conforme a necessidade.
De acordo com a SMS, apenas a UBS Ana Rech não conta com médico clínico atualmente. O profissional deve ser reposto nas próximas semanas, já que quatro médicos aprovados em concurso tomaram posse.
Relembre o caso
No dia 2 de maio, a comunidade do distrito de Santa Lúcia do Piaí se mobilizou para reivindicar médicos na UBS da localidade. De acordo com os moradores, eram cerca de três meses sem o profissional para atendimento no distrito.
Na época, a comunidade colou cartazes na porta da UBS com dizeres como "Queremos médicos", "Saúde em primeiro lugar, saúde é vida e o povo precisa" e "O nosso povo quer médicos, chega de desculpas".