A arrecadação de peças para Campanha do Agasalho de Caxias do Sul se inicia neste sábado (13) e seguirá pelos próximos 40 dias — a previsão é encerrar a mobilização no dia 25 de junho. A abertura ocorre na Praça Dante Alighieri das 9h às 18h. Ao todo, serão mais de 300 pontos espalhados pela cidade para entrega de doações.
São aceitos roupas, toucas, luvas, cobertores e calçados masculino e feminino de todos os tamanhos, que serão repassados para 110 entidades, todas cadastradas na Fundação Caxias - organizadora da coleta em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O coordenador da campanha, José Theodoro, solicita que as pessoas priorizem doar roupas de inverno, que estejam limpas e em bom estado. Tudo que for coletado, passará por uma triagem. Os representantes das entidades beneficiadas, como clube de mães, associação de moradores, instituições religiosas e ONGs, entre outras, serão chamados ao longo da campanha para a coleta. Theodoro comenta que o requisito para receber as peças é ter cadastro na Fundação.
— As entidades não levam um montante aleatório, elas pegam apenas a quantidade necessária para o público que atendem — explica Theodoro.
Um dos pontos de coleta é na sede da RBS TV Caxias, na Rua Borges de Medeiros, 1563, no Centro. As doações podem ser entregues em horário comercial. A lista com os demais locais estará disponível nas redes sociais da Fundação Caxias nos próximos dias. A expectativa desta edição é arrecadar mais de 200 mil peças. Na última edição, em 2022, a Fundação Caxias distribuiu 203.313 peças entre 67 entidades. Neste ano, o objetivo é alcançar 110 entidades.
A campanha de 2023 tem como tema É hora de doar: doe agasalhos, e dê um abraço em quem mais precisa.