A proximidade da Sexta-feira Santa (7) e o hábito religioso de comer peixes na data inspirou uma atividade de enriquecimento ambiental temática da Páscoa no GramadoZoo. Para concretizar a ação, durante o mês de março, o parque recebeu 85 quilos de peixes de uma apreensão feita pelo 2° Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela na barragem do Divisa, em São Francisco de Paula.
A quantidade de peixe doada está sendo utilizada na alimentação de diversas espécies e também durante os enriquecimentos com os animais. Durante as atividades alusivas à Semana Santa, a onça-preta recebeu de presente no recinto dela um peixe no espeto. A fêmea ficou curiosa, cheirou a isca e logo interagiu com a dinâmica proposta.
A irara também não demorou para encontrar os pequenos pedaços de peixe com banana e mel que foram colocados dentro de uma casca de coco. Mas nem todos os animais foram tão receptivos aos presentes. Os macacos-prego, por exemplo, ficaram desconfiados e cheiraram os peixes por um longo período antes de comê-los. Já para o tuiuiú, as iscas de peixe contribuíram no trabalho de condicionamento da ave.
Como o objetivo principal do programa de enriquecimento é manter o bem-estar animal, os peixes também fazem parte da alimentação dos animais e são importantes na reabilitação de espécies que estão no hospital do GramadoZoo. Segundo o veterinário Jorge Lima, os peixes estão sendo utilizados como alimento base de um falcão-relógio que está sendo tratado no zoológico.
Sobre a pesca predatória
A ação do 2° Pelotão de Policiamento Militar Ambiental resultou também na apreensão de 21 redes que totalizaram 870 metros de comprimento. A unidade emitiu um alerta para o possível desequilíbrio ecológico e risco de extinção que podem ser causados pela pesca predatória com uso de redes e outros itens proibidos.
— Vamos manter esforços para responsabilizar aqueles que cometem crimes. As barragens do Sistema Salto são utilizadas por famílias que buscam contato com a natureza e a pesca amadora, que acaba frustrada em decorrência da pesca predatória — disse o comandante do Pelotão, tenente Marco Antônio Ritter.
Os visitantes podem acompanhar as atividades de Páscoa até domingo (9).