Cerca de 25 empresas de telefonia e internet são esperadas para a ação de remoção e organização de fios em postes na área central de Caxias do Sul, ação programada para ocorrer das 8h às 17h desta terça-feira (25). As atividades começam na esquina das ruas Dr. Montaury com a Dom José Barea, em frente ao Parque dos Macaquinhos. O cronograma prosseguirá em 163 quadras no quadrilátero formado pelas ruas Ernesto Alves, Angelina Michielon, Tronca e Feijó Júnior.
Na ação desta terça-feira, foram selecionados 28 postes em duas quadras. As empresas que enviarem representantes serão organizadas para atuar trechos diferentes e de forma simultânea. Como elas têm contrato de prestação de serviços com a Rio Grande Energia (RGE), a fiscalização será da concessionária. Duas equipes acompanharão as atividades. Segundo Rafael Dala Brida, consultor de negócios da RGE, os funcionários da companhia vão auxiliar no que for necessário e podem notificar a empresa de telefonia ou de internet caso a fiação fique mal organizada.
— Com a ação desta terça, vamos ter noção de quantos fios estão em desuso naquela região, não houve um levantamento prévio — destaca Dala Brida.
A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) também acompanhará a atividade — ao todo, 15 servidores da prefeitura vão estar envolvidos no trabalho. Contudo, a prefeitura pode notificar apenas a RGE, caso encontre irregularidades. Somente depois disso é que a concessionária de energia identificará qual empresa deve ser responsabilizada.
Ainda durante a semana, de acordo com o diretor de fiscalização da SMU, Rodrigo Lazzarotto, começará a ser feito o mapeamento nos postes espalhados pelos bairros da cidade. A expectativa é de que quatro a cinco quadras sejam verificadas a cada dia de trabalho.
De acordo com a prefeitura, cerca de 30 empresas têm fiação nos postes da cidade. Ao longo da última semana e nesta segunda (24), algumas já iniciaram a retirada dos fios separadamente.
O Ministério Público será informado pela RGE sobre as empresas que não comparecerem na terça-feira (25). Além disso, a concessionária poderá cortar os fios considerados em situação de risco.
Bloqueio parcial no trânsito
A prefeitura alerta que os motoristas que utilizam como via de passagem ou para estacionamento a Rua Dom José Barea, entre a Dr. Montaury e Alfredo Chaves, e Rua Alfredo Chaves até a Rua Os 18 do Forte devem ficar atentos, pois haverá bloqueio parcial.
— Tentaremos interromper apenas a via de estacionamento, mas, em caso de necessidade, avançaremos para uma das pistas de rolamento. O bloqueio de estacionamento será iniciado na madrugada de terça — explica o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Alfonso Willembring Junior.