Uma reunião nesta sexta-feira (14) definiu que a força-tarefa para remoção e organização de fios de postes de Caxias do Sul começa no próximo dia 25, terça-feira. A previsão da prefeitura era dar início ao trabalho na próxima semana, mas foi adiada a pedido das companhias de telefonia e internet em função de outras atividades na região. As ações serão quinzenais e os grupos trabalharão juntos em trechos específicos.
O trabalho começará na Rua Dom José Barea, entre a Dr Montaury e a Alfredo Chaves (contornando o Parque dos Macaquinhos), seguindo pela Alfredo Chaves (em frente à prefeitura) até a Rua Os Dezoito do Forte. O cronograma definido vai contemplar 163 quadras do quadrilátero formado pelas ruas Ernesto Alves, Angelina Michelon, Tronca e Feijó Júnior.
Em entrevista à Rádio Gaúcha Serra na última terça-feira (11), o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, informou que assim que o quadrilátero for concluído, as equipes passarão a atuar nos bairros. O mapeamento das áreas, inclusive, começará a ser realizado ainda durante o trabalho no Centro.
O excesso de fios nos postes, muitas vezes rompidos e espalhados por calçadas, é um problema que se arrasta há anos em Caxias do Sul. A Câmara de Vereadores, inclusive, já criou leis para tentar resolver o problema. No entanto, não era viável realizar a verificação na prática. Em 2022, o município chegou a coordenar um trabalho de remoção de fios da Rua Os Dezoito do Forte e outras vias do centro, mas o trabalho foi pontual.