Folhas de plátano, flores, partes de um pinheiro multissecular e o tradicional chimarrão são alguns dos elementos que vão representar Nova Petrópolis, o Jardim da Serra gaúcha, em um intercâmbio de vivências entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Esses pequenos traços da região foram os escolhidos para participar do projeto "Caixa da Natureza", que trocará informações e experiências entre alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger, do Pinhal Alto, e da Escola Recreio, localizada em Alto dos Pinheiros (SP).
A iniciativa foi inspirada pela página do Facebook "Ser criança é Natural", que incentiva a relação dos pequenos com a natureza. Por meio da plataforma, as professoras da escola gaúcha puderam perceber como essa troca de informações pode ser benéfica para as crianças e para ajudar a divulgar o município para outras regiões do Brasil. Por isso, desde o início do ano letivo de 2023, 18 crianças de três e quatro anos estão reunindo as belezas naturais de Nova Petrópolis para trocá-los com os alunos paulistas.
Além de compartilhar experiências e viver a natureza do dia a dia, o projeto Caixa da Natureza promove o que a coordenadora pedagógica da Escola Jacob Jaeger, Catiane Hansen, chama de "desemparedamento". O termo traz a ideia de sair de casa, entrar em contato com a natureza e coletar materiais do ambiente ao nosso redor.
A coordenadora destaca que, na Educação Infantil, é fundamental que as professoras conversem com as crianças para antecipar os acontecimentos para que os pequenos se sintam confortáveis. E é justamente esse o trabalho que as educadoras Caroline Kuhn, Stefany Silveira e Carin Josiane Mallmann têm realizado de forma efetiva na turma.
— Essa clareza nas propostas e a parceria com as famílias que trabalham junto com a escola faz toda a proposta ser ainda mais prazerosa e especial. A turma é brincante, ativa e está bastante à vontade com os materiais que vem sendo apresentados. Há muita empolgação na hora da escolha dos materiais que irão para caixa. Os pequenos se animam ao pensar que os novos amigos podem ter as mesmas experiências que eles estão vivendo — destacou Catiane.
Em sala de aula e durante passeios, que contam com a presença das famílias dos alunos, as professoras estimulam que os alunos falem sobre o que desejam enviar aos novos amigos. Com desenhos, histórias que as crianças contam e com a contribuição dos pais, a Caixa da Natureza vai tomando forma. E, com a proximidade da troca de caixas, que está prevista para ocorrer entre os dias 24 e 28 de abril, a ansiedade toma conta das crianças, que estão, cada dia mais, animadas para ver o que a turma de São Paulo selecionou para elas.
— Acredito que o ponto central de toda aprendizagem são as relações e, a partir de atividades com a natureza, todos os objetivos de aprendizagem previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) são alcançados. Com base na experiência, as crianças desenvolvem autonomia, experimentações diretas e sensíveis sobre as próprias descobertas, entre várias outras habilidades. Bem importante também é mostrar que as áreas externas também são potentes espaços de aprendizagens — relembrou a coordenadora.
A partir do momento que a caixa for enviada para São Paulo, o projeto passará para uma nova fase, que está prevista para iniciar no segundo semestre deste ano. Essa movimentação ocorrerá com a ampliação da proposta para turmas do berçário, maternal e pré-escola da Jacob Jaeger.