As equipes da força-tarefa começaram a organizar os fios dos postes para remover aqueles que não têm utilidade, na manhã desta terça-feira (25), em Caxias do Sul. O trabalho começou por volta das 8h30min, na esquina das ruas Dr. Montaury com a Dom José Barea, em frente ao Parque Getúlio Vargas (dos Macaquinhos). No final da manhã, os funcionários das empresas de telefonia e internet já haviam chegado à esquina da Dom José Barea com a Alfredo Chaves. A expectativa é de que quatro a cinco quadras sejam verificadas a cada dia de trabalho.
O cronograma prosseguirá em 163 quadras entre as ruas Ernesto Alves, Angelina Michielon, Tronca e Feijó Júnior. Foram selecionados 28 postes em duas quadras. Eram esperadas cerca de 25 empresas, mas segundo a prefeitura pelo menos 10 estiveram no local. Outras enviaram representantes para ver o que é necessário para a retirada dos fios que estão fora de operação. Equipes da Rio Grande Energia (RGE) monitoravam o trabalho para auxiliar no que for necessário, e também no corte de galhos para que os demais funcionários das empresas organizarem os fios.
A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) também acompanhou a atividade. As empresas prestam serviço para a RGE, portanto, o município tem que notificar a concessionária caso encontre irregularidades. Depois disso, será identificará qual empresa deve ser responsabilizada. Durante esta semana, começará a ser feito o mapeamento nos postes espalhados pelos bairros da cidade.
Ao longo da última semana e na segunda-feira (24), algumas já iniciaram a retirada dos fios separadamente. Essa ação surgiu depois de o Ministério Público (MP) orientar as empresas e o poder público a encontrar uma solução conjunta para o problema que se arrasta há anos na cidade, provocando risco a pedestres e motociclistas.
O MP será informado pela RGE sobre as empresas que não compareceram nesta terça. Além disso, a concessionária poderá cortar os fios considerados em situação de risco. Ainda não há um balanço de quantos fios já foram retirados nessa primeira etapa.
Os trabalhos também são acompanhados pela Fiscalização de Trânsito, uma vez que há bloqueio parcial na a Rua Dom José Barea, entre a Dr. Montaury e Alfredo Chaves, e Rua Alfredo Chaves até a Rua Os 18 do Forte. O trecho está sinalizado com faixas e cones.