Até o meio-dia desta quinta-feira (27), a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) havia recolhido oito toneladas de lixo em quatro quadras no bairro Reolon durante o bota-fora contra a dengue. Materiais como sofás, móveis, madeiras, pneus, eletrodomésticos e plásticos, todos sem utilidade, são os mais comuns entre as pilhas dispostas nas ruas por onde passam o transporte coletivo urbano. Ação tem o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
A população se une e ajuda os vizinhos a carregar os materiais até os pontos que passa o caminhão de recolhimento. Um dos exemplos é a moradora Luciane do Nascimento Santos, 38 anos. Ela teve apoio de dois jovens para carregar um conjunto de sofá velho.
— Levei também colchão, piscina velha, tudo que estava atrapalhando em casa, restos de entulhos e mangueiras. Tinham que passar mais vezes porque todo dia temos coisas para descartar — conta a moradora, que também está sempre de olho em pontos que acumulem água parada em casa.
Durante a manhã, Sane Fiúza, presidente da Associação de Moradores do bairro (Amob), era questionada pelo Whatsapp se ainda era possível colocar o lixo na rua. Os moradores relatavam que viram o caminhão passando, mas não tiveram tempo de fazer a separação até o meio-dia. Sane reforçava à comunidade que sim, pois a Codeca seguirá recolhendo materiais até as 16h desta quinta-feira (27). Além da orientação sobre o lixo acumulado que será descartado, a presidente está estimulando ações de conscientização com a comunidade infantil:
— Alunos do 5º ano da escola Machado de Assis farão um mutirão na parte da tarde, nos arredores da escola, para recolher todos os objetos descartados irregularmente.
Sane pretende conversar com o poder público municipal para que essas ações de bota-fora entrem em um cronograma mensal, além de atividades de conscientização como palestras em escolas e demais espaços comunitários.
Todo material recolhido nesta quinta será esmagado pelas máquinas da Codeca e encaminhado direto para o aterro sanitário. Não há separação, por isso, a autarquia orienta que os móveis em condições de uso não sejam colocados para a rua neste momento. O morador que deseja doar móveis, roupas ou eletrodomésticos em bom estado podem ligar para a empresa e solicitar o recolhimento, ou levar pessoalmente até o Ecoponto da companhia, no bairro Centenário.
Nesta ação bota-fora da Codeca, os materiais de construção não são recolhidos. A autarquia orienta que a população se reúna e alugue uma caliça. A contratação pode ser feita com intermédio do presidente do referido bairro.
Números da dengue em Caxias do Sul
Até o momento, 15 pessoas foram diagnosticadas com a doença e 494 focos do mosquito foram identificados e bloqueados no município. Todos os casos confirmados são de dengue importada, ou seja, de pessoas que viajaram e voltaram com a doença.
Segundo a prefeitura, os focos já identificados neste ano correspondem a um aumento de 47,3% em relação a 2022, quando o total para o ano foi de 728 focos.
A escolha do bairro Reolon para o bota-fora é pelo maior número de focos e risco médio de infestação pelo mosquito, segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa), realizado entre 27 de março e 4 de abril.
Mesmo com a ação de combate, a Secretaria da Saúde orienta que a população faça o trabalho preventivo em casa, que consiste na eliminação de quaisquer recipientes com água parada, que é o local onde o mosquito se reproduz.
Principais sintomas da dengue
* Febre alta acima de 39° em períodos de dois a sete dias
* Dor no corpo e articulações
* Dor atrás dos olhos
* Mal estar
* Falta de apetite
* Dor de cabeça
* Manchas vermelhas no corpo
* Aumento progressivo do hematócrito (medida da proporção de hemácias no sangue)
Dicas de prevenção
* Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda.
* Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
* Troque a água dos animais de estimação e lave as vasilhas constantemente.
* Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada.
* Caixas d'água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo; limpeza também deve ser feita constantemente.
* Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos.
* Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo.
* Mantenha materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.