A primeira ação da Operação Bora-Fora Especial contra a dengue, em Caxias do Sul, ocorre na próxima quinta-feira (27), no bairro Reolon. A iniciativa será realizada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), em parceria com a prefeitura e as secretarias da Saúde e do Meio Ambiente. Até o momento, 15 pessoas foram diagnosticadas com a doença e 494 focos do mosquito foram identificados e bloqueados no município. Todos os casos confirmados são de dengue importada, ou seja, de pessoas que viajaram e voltaram com a doença. A coleta vai ocorrer das 8h às 16h, mas pode ser transferida em caso de chuva.
Segundo a prefeitura, os focos já identificados neste ano correspondem a um aumento de 47,3% em relação a 2022, quando o total para o ano foi de 728 focos. Durante a ação, os moradores poderão fazer o descarte de sofás, colchões, pneus, móveis, madeiras e eletrodomésticos em desuso. A recomendação é deixar os itens nas calçadas das ruas do trajeto do transporte coletivo urbano. Entulhos de obras, como concreto, tijolo, cerâmica, lajota e pedras não serão recolhidos.
A escolha do bairro Reolon é pelo maior número de focos e risco médio de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa), realizado entre 27 de março e 4 de abril.
Mesmo com a ação de combate, a Secretaria da Saúde orienta que a população faça o trabalho preventivo em casa, que consiste na eliminação de quaisquer recipientes com água parada, que é o local onde o mosquito se reproduz.
Principais sintomas da dengue
* Febre alta acima de 39° em períodos de dois a sete dias
* Dor no corpo e articulações
* Dor atrás dos olhos
* Mal estar
* Falta de apetite
* Dor de cabeça
* Manchas vermelhas no corpo
* Aumento progressivo do hematócrito (medida da proporção de hemácias no sangue)
Dicas de prevenção
* Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda.
* Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
* Troque a água dos animais de estimação e lave as vasilhas constantemente.
* Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada.
* Caixas d'água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo; limpeza também deve ser feita constantemente.
* Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos.
* Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo.
* Mantenha materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.