A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) recolheu 30 toneladas de lixo no bairro Reolon, ao longo desta quinta-feira (27). Ao todo, 15 caminhões-caçamba foram utilizados. Entre 8h e 17h, as ruas pelas quais circula o transporte coletivo urbano foram usadas para a coleta de móveis, sofás, colchões, eletrodomésticos, pneus e madeira. Todos os resíduos foram encaminhados ao aterro da companhia.
A presidente da Associação de Moradores do bairro (Amob), Sane Fiúza, ainda organizou com os alunos do 5º ano da Escola Machado de Assis um mutirão. Resíduos descartados ilegalmente foram recolhidos dos arredores da escola. O intuito da atividade foi conscientizar as crianças para o correto destino dos objetos, além de expandir o cuidado para os pátios das casas. Ainda não foram definidos novos bairros para dar continuidade ao bota-fora em Caxias do Sul.
A ação integrou um cronograma de atividades desenvolvidas pela prefeitura de Caxias do Sul no combate e conscientização sobre a dengue. Lixos acumulados em pátios estão servindo de criadouros para o mosquito aedes aegypti. Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa), realizado entre 27 de março e 4 de abril, o bairro Reolon está dentre os principais acumuladores de focos do inseto na cidade. Até o momento, 15 pessoas foram diagnosticadas com a doença e 494 focos do mosquito foram identificados e bloqueados no município. Todos os casos confirmados são de dengue importada. Ou seja, de pessoas que viajaram e voltaram com a doença.
Principais sintomas da dengue
:: Febre alta acima de 39° em períodos de dois a sete dias
:: Dor no corpo e articulações
:: Dor atrás dos olhos
:: Mal estar
:: Falta de apetite
:: Dor de cabeça
:: Manchas vermelhas no corpo
:: Aumento progressivo do hematócrito (medida da proporção de hemácias no sangue)
Dicas de prevenção
:: Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda.
:: Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
:: Troque a água dos animais de estimação e lave as vasilhas constantemente.
:: Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada.
:: Caixas d'água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo; limpeza também deve ser feita constantemente.
:: Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos.
:: Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo.
:: Mantenha materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.