A Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) conheceu o trio de soberanas da 18ª edição do evento na noite deste sábado (1º). Entre as 14 concorrentes, Ana Paula Côrtes Foresti foi eleita Imperatriz do Vinho, enquanto Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai foram escolhidas damas de honra. A escolha das representantes ocorreu na Vila Típica da Fenavinho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
A escolha dos nove jurados levou em conta critérios como simpatia, cordialidade, desenvoltura, beleza, tranquilidade e naturalidade, tanto durante o desfile quanto em entrevistas individuais ao longo da tarde. A partir de agora, a corte recém-eleita tem a missão de promover os atrativos da Fenavinho, além cumprir agenda como representantes do evento, como os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural e o Vinho Encanado.
A corte
Ana Paula tem 30 anos, curso superior completo em Arquitetura e Urbanismo e representa a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV).
Thaís tem 24 anos, ensino superior completo em Nutrição e representa o roteiro turístico Caminhos de Pedra.
Liege tem 24 anos, cursa ensino superior em Educação Física e representa o Studio de Dança Nina Aver.
Repercussão
Segundo o coordenador da 18ª Fenavinho, Rodrigo Valerio, a Festa Nacional do Vinho tem um legado muito forte e consegue assumir um protagonismo na celebração à cultura e às raízes locais.
— Esse legado é tão rico que nos permite presentear a comunidade com a programação da Fenavinho sob diversas formas e atrações. Uma delas é a escolha da Imperatriz do Vinho e das damas de honra, belíssima festa que homenageia a força feminina, importante pilar para o desenvolvimento de toda a região e promoção da Fenavinho — destacou.
Já o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, ressalta que a Fenavinho contribui para externar o orgulho da cidade com seus agricultores e com o vinho produzido graças ao trabalho deles no cultivo da uva.
— Pelo trabalho, pelo esforço e pelo empreendedorismo de sua gente, nossa região merece ser referência em todo o país.
As mulheres foram avaliadas por um corpo de jurados composto pelo presidente da Uvibra e presidente do júri, Daniel Panizzi; pela primeira-dama de Bento Gonçalves, Cláudia Remus; pela prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo; pelo deputado estadual Guilherme Pasin; pela Imperatriz da 17ª Fenavinho, Laís Dupont; pelo promotor de eventos Marcelo Soes; pelo diretor-geral da secretaria de Turismo do RS, Rafael Carniel; pela responsável das relações públicas e marketing da Orquídea, Vanessa da Silva Souza; e pela rainha da Fenachamp 2022, Verônica Martinazzo.