Após 30 anos sofrendo com alagamentos em dias de chuva, os moradores das ruas Graciema Formolo e Atílio Andreazza, no bairro Sagrada Família, em Caxias do Sul, vão receber um novo sistema de drenagem. Esta obra do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) deve começar até a segunda quinzena do mês de abril. Ela integra um pacote de quatro intervenções aprovadas pela Câmara de Vereadores, em dezembro de 2022.
De acordo com o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, após a autorização pelo Legislativo, a empresa caxiense Dalfovo foi contratada por meio de licitação. A ordem de início foi assinada na última sexta-feira (24), no local das obras, que compreendem um trecho de 811 metros. A intervenção está orçada em R$ 5,2 milhões. Agora, os últimos trâmites burocráticos estão sendo finalizados e, dentro de 15 dias, os trabalhos devem iniciar efetivamente.
— Será implantado um novo traçado de tubulação. O antigo, que ainda passa em baixo das casas, vai ser desativado. Agora ele vai passar na rua — explica Meletti.
Os moradores da região não devem ter desabastecimento de água, já que a nova rede é voltada para a drenagem de água pluvial. A nova rede fará a ligação com outras duas já existentes, originando na BR-116, seguindo na Perimetral Norte e desaguando no Arroio Tega. O diretor afirma que a obra deve durar cerca de 10 meses, mas será feita de forma gradual. Portanto, haverá bloqueios parciais no trânsito.
Demais licitações não tiveram interessados
As três outras intervenções previstas pelo Samae são a canalização pluvial na Perimetral Sul e das ruas Sapucaia e Flora Magnabosco, no bairro São Leopoldo. Nestes editais, as licitações ocorreram no mês passado, mas não houve interessados. Com isso, uma nova tentativa de contratação será feita.
— Não se sabe porquê não teve ninguém, mas fizemos readequações nos preços e exigências na documentação, que devem ser apresentadas pela empresa — ressaltou Gilberto Meletti.
Já as obras programadas de implantação do novo sistema de drenagem na Avenida Alexandre Rizzo, no bairro Desvio Rizzo, devem sair do papel apenas quando a prefeitura de Caxias der andamento ao restante da revitalização proposta. Ainda não há previsão para o início destas mudanças.