O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, aproveitou o último fim de semana da Festa das Colheitas para anunciar uma novidade: a partir de 2024 será retomado o Horti Serra Gaúcha, evento voltado à prática de cultivos. A sexta e última edição da iniciativa ocorreu em 2015, atraindo mais de 10 mil pessoas, durante três dias do mês de maio, no Centro de Eventos da Festa da Uva.
O retorno do Horti Serra Gaúcha será marcado pela mudança de local. No ano que vem, as atividades ocuparão cerca de sete hectares no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis), a antiga Fepagro, em Fazenda Souza.
A programação, que conjuga uma série de atividades em torno do cultivo de frutas e hortaliças, inovação, tecnologia e gestão no campo, não teve data de início revelada por enquanto. A expectativa, segundo a prefeitura, é de que ocorra próxima ou simultaneamente à Festa da Uva.
— Toda a região será beneficiada. Não podemos pensar mais só nas quatro linhas do município, quando nos desenvolvemos como região, nos projetamos muito mais — destaca o prefeito.
O Comitê Organizador do evento é composto por Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, Emater-RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Sindicato Rural de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo à frente a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
— Entre os principais objetivos deste grande esforço de retomada do Horti Serra Gaúcha estão a difusão de novas tecnologias, a tecnificação das propriedades rurais, a qualificação dos produtores e o desenvolvimento sustentável da agricultura — acrescenta o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto.
Relembre o Horti Serra Gaúcha
O 1º Horti Serra Gaúcha foi realizado de 23 a 27 de maio de 2007. Mas o embrião para esse evento começou a se formar na Festa da Uva de 2006, com exposição e palestras técnicas voltadas para a área. O "Simpósio da Agricultura", como foi chamado o ciclo de palestras que ocorreu de 21 a 23 de fevereiro, contou com a presença de 223 pessoas, de 11 municípios da região. A partir deste início, verificou-se que poderia ser trabalhado algo maior, com mais consistência e em outro momento que não fosse paralelo à Festa da Uva.
As edições seguintes ocorreram em 2008, 2009, 2011, 2013 e 2015. O Horti Serra Gaúcha era realizado no Centro de Eventos da Festa da Uva, com entrada e estacionamento gratuitos. Interrompendo a trajetória, o evento deixou de ser realizado de 2017 a 2019. Depois, em 2020 e 2021, a pandemia impediu a retomada.