Depois de ter sido interrompida em 2020 por conta da pandemia, a Festa das Colheitas teve um retorno celebrado em Caxias do Sul. Neste domingo (12), no dia de encerramento da edição 2023, o clima era de empolgação no Parque de Eventos Mario Bernardino Ramos (o Parque da Festa da Uva). Mais de 40 mil visitantes passaram pelo Centro de Eventos nos três finais de semana de festa - mais de 17 mil pessoas apenas no último. O prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, celebra o resultado e afirma que o evento passa a fazer parte do calendário de eventos do município:
— A festa caiu no gosto do público, mas, principalmente, nos deu a oportunidade de valorizar o trabalho do produtor rural, profissão que tem a maior jornada de trabalho. Esse evento passa a fazer parte do calendário oficial de eventos. Junto com a vice-prefeita Paula (Ioris) assumimos o compromisso de fomentar o turismo, e esse evento é parte disso.
O domingo ensolarado parece ter animado os caxienses a aproveitarem o último dia da Festa das Colheitas. O Centro de Eventos estava cheio, especialmente com famílias e grupos de amigos. Na Vila dos Distritos, os visitantes deliciavam-se com a produção agrícola, principalmente com a uva, e aproveitavam o artesanato. Logo ao lado, se encantavam com flores dos expositores - com o final de semana exclusivo para as orquídeas por conta da exposição estadual realizada na festa.
— Um grande diferencial é envolver o poder público. Sozinho, nós não temos como fazer uma exposição de grande porte. Então, a união é que faz a força — celebra o expositor Valmor Bristot, 56 anos, que também é vice-presidente da Orquidófilos Reunidos de Caxias do Sul (Orca).
Além da visibilidade, as vendas também são comemoradas para alguns expositores, como é o caso dos produtores Vilmar Sandi, 60, e Rosa Pessalli, 59. Vendendo uvas na Festa das Colheitas, o casal de Criúva viu o estoque ser completamente comercializado nos dois primeiros finais de semana. A expectativa era a mesma para o encerramento.
— Todos eles (os finais de semana) têm sido bom, até superou as minhas expectativas. Nem pensava que tivesse tanto movimento, por ser uma das primeiras festas — revela Sandi.
Para voltar na Festa da Uva
A Festa das Colheitas pode ser um termômetro para a Festa da Uva 2024 - e não apenas para o setor agrícola. No estande de colchões, vendedores comemoravam o resultado dos três finais de semana: um levantamento inicial de R$ 300 mil em vendas, que pode ser dobrado com os negócios que iniciaram na festa e serão fechados depois. Por isso, como conta a empresária Daiane Reis Fogaça, 42, a ideia é ter um espaço maior para a festa do ano que vem, que será realizada entre 15 de fevereiro e 3 de março.
— Podemos fazer ainda um trabalho pós-feira com muitos contatos que fizemos aqui. Nós somos em 12 pessoas no estande e todos venderam na feira. Ela traz retorno financeiro — avalia a empresária.
Festa das Colheitas em 2025
No último dia, a prefeitura de Caxias do Sul divulgou a data da próxima edição da Festa das Colheitas. Será em 2025, novamente em três finais de semana:
:: 28/2 e 1º e 2/3
:: 7 a 9/3
:: 14 a 16/3
O presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, prevê que a próxima edição deve novamente ter resultado positivo. A entidade também é organizadora do evento.
— O público também saiu satisfeito com a gastronomia, as atrações culturais, as agroindústrias, enfim. Por isso tenho certeza que a festa de 2025 também vai ser um sucesso — projeta Bertotto.