Em alusão ao Dia do Consumidor, o Procon Caxias do Sul abre, nesta quarta-feira (15), uma programação que tem como objetivo enfatizar os direitos e cuidados a serem tomados na hora da compra. Neste ano, a agenda municipal realizada em parceria com o órgão, intitulada "Mês do Consumidor" terá dois encontros de orientação ao público idoso, que tem sido alvo predominante nas fraudes de empréstimo consignado. Segundo o coordenador do Procon local, Jair Zauza, estes casos lideram as reclamações registradas por consumidores no município, com mais de 2 mil atendimentos nos últimos dois anos.
Tratam-se de depósitos indevidos realizados em contas bancárias de aposentados e pensionistas. Zauza relata que, na maioria dos casos, os consumidores alegam ter recebido uma ligação que sinalizava um valor a receber pelo INSS. Por meio de foto com documento em mãos, solicitada pelo interlocutor, a vítima acaba confirmando o depósito que, na verdade, trata-se de um empréstimo.
Segundo o coordenador, os valores variam de acordo com a margem de cada aposentado ou pensionista. Como o Procon costuma ser procurado pela população de baixa renda, a média aproximada fica em torno de R$ 5 mil. Em 70% dos casos atendidos, foi possível reverter a operação.
— Muitos que nos procuram logo que percebem o golpe, conseguem devolver o dinheiro ao banco e cancelar o empréstimo, mas outros acabam gastando, e como confirmaram a operação, fica mais difícil reverter — comenta Zauza.
— É importante orientar que nunca confirmem nada pelo WhatsApp, porque isso é como se estivesse assinando um contrato, e que não passem informações por telefone para ninguém — ressalta.
Alerta reforçado durante o Mês do Consumidor
O tema será abordado pelo coordenador em fala na abertura do Mês do Consumidor, nesta quarta-feira, às 8h30min, em evento na Câmara de Vereadores. A programação segue até o final do mês e inclui duas palestras voltada a idosos, para orientação em relação à fraude do empréstimo consignado. Uma delas será neste sábado (18), no Centro de Convivência Paz e Bem, bairro Salgado Filho, a partir das 9h.
A programação é gratuita e inclui, ainda, bate-papo sobre empréstimo e palestra sobre adequação de MEI (Micro-Empreendedor Individual) ao Código de Defesa do Consumidor. Educação financeira também será tema de ações nos dias 25 e 26, no Parque dos Macaquinhos.
Desde do dia 1º de março, ocorre um mutirão online para negociação de dívidas bancárias. Ao longo do mês, o Procon também intensifica a fiscalização a postos de combustíveis e balanças de estabelecimentos da cidade. A ação conta com parceria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Inmetro.
Reclamações podem ser registradas de forma online, pelo site do Procon de Caxias do Sul. A ferramenta implementada em janeiro deste ano já foi utilizada para 759 atendimentos, representando 49,33% do total de registros.
Programação
Quarta-feira, 15/3
8h30min - Abertura do Mês do Consumidor.
Local: Câmara de Vereadores
Quinta-feira, 16/3
15h - Bate Papo “Empréstimo Consciente” em parceria Comissão de Consumo e Tecnologia da OAB.
Local: Auditório OAB Caxias do Sul
Sábado, 18/3
9h - Palestra para idosos, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso
Local: Centro Dia Paz e Bem
Segunda, 20/3
Das 14h às 17h - "Como adequar seu MEI ao Código de Defesa do Consumidor"
Local: Auditório Prefeitura
Colaboração: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação
Quinta, 23/3
14h - Conhecendo o Procon, com distribuição de materiais
Local: Praça Dante Alighieri
Sábado, 25/3
9h - Palestra para Idosos em parceria com o Conselho Municipal do Idoso
Local: Centro Dia, Centro de Convivência Capuchinhos
11h - Proconlândia - Educação Financeira - Ação 57 anos Samae
Local: Parque dos Macaquinhos
Domingo, 26/3
11h - Proconlândia - Educação Financeira - Ação 57 anos Samae
Local: Parque dos Macaquinhos
DURANTE TODO O MÊS
:: Mutirão online de negociação financeira. Negociação de dívidas bancárias pelo site consumidor.gov.br
:: Ação do setor de fiscalização do Procon em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Inmetro, nos postos de combustíveis e aferição de balanças.