A prefeitura de Bento Gonçalves espera ter até o final do primeiro semestre uma data para lançamento do edital de concorrência do transporte coletivo urbano. O serviço, hoje, opera com contrato emergencial na cidade com duas empresas prestadoras.
Para dar prosseguimento ao processo que vai resultar na abertura da licitação, audiências públicas serão realizadas nos próximos dias. Os encontros irão debater com a população o modelo e as necessidades do transporte para a cidade. Um estudo realizado pela Empresa PróCidades e apresentado recentemente também estará em discussão.
Conforme o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, o levantamento dividiu a cidade em três lotes (dois na área urbana e um no interior) e apontou custos, quilômetros rodados e número de passageiros.
— Precisamos estabelecer as rotas e horários para que empresas possam se colocar à disposição — destacou em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra.
Ouça a entrevista:
Antes do lançamento do edital de licitação, é preciso, segundo Nuncio, enviar o resultado das audiências para o Tribunal de Contas para verificação do trâmite.
A tarifa de ônibus em Bento custa, atualmente, R$ 5. Cerca de 2 milhões de passageiros utilizam o transporte coletivo urbano do município. O novo contrato terá duração de 10 anos e poderá ser prorrogado por mais 10 anos.