A Rua dos Caminhoneiros, no bairro Belo Horizonte, amanheceu movimentada nesta sexta-feira (3), em Caxias do Sul. O trecho entre as ruas dos Sapateiros e dos Jardineiros foi bloqueado para a realização do Ponto de Safra. Representantes de cerca de 15 associações comercializaram produtos da região neste, que marca o primeiro dia da feira fora da área central, facilitando o acesso a moradores dos bairros da Zona Norte da cidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ponto de Safra do bairro Belo Horizonte funcionará semanalmente, sempre às sextas-feiras, das 7h às 12h.
A novidade agradou moradores como a dona Maria Ivanete dos Santos, 63 anos, que logo cedo foi garantir frutas e verduras nas bancas montadas a uma quadra de sua casa. Segundo ela, a compra dos produtos vendidos a R$ 3 a sacola, ficou ainda mais acessível.
— Muitas vezes tinha que ir até o Centro ou procurar algum mercado mais barato. Aqui fica mais acessível e ajuda muito, porque esta é uma região que realmente precisa de algo assim — comentou a aposentada.
A abertura do novo Ponto de Safra também agradou Paulo Fernandes, 66, morador do bairro Veneza, que considerava arriscado e custoso o deslocamento até a área central de Caxias.
— Aqui é melhor, não precisamos atravessar a Rota do Sol pra ir até lá. Fica muito bom pra nós que moramos aqui perto e agora podemos pegar os produtos fresquinhos toda semana, sem precisar pegar trânsito — completa o morador.
Produção local
O Ponto de Safra é uma modalidade diferente de feira na qual os hortifruti são vendidos em porções pré-definidas e a um valor fixo, que varia toda a semana, de acordo com a cotação de preços divulgada pela Ceasa Serra. A iniciativa tem o objetivo de levar alimento de qualidade e com baixo custo para a mesa do consumidor, fomentando a produção local.
A instalação do Ponto de Safra no bairro Belo Horizonte foi definida após uma avaliação realizada em parceria com as lideranças comunitárias da Zona Norte. Segundo o presidente da União das Associações de Bairro (UAB), Valdir Walter, a localização escolhida fica no centro da região, de forma a facilitar o acesso pelos bairros do entorno.
— Quando a prefeitura disse que havia disponibilidade, imediatamente auxilamos na escolha do local. A primeira manhã já é de alegria, principalmente por ser uma região bem carente. Poder oportunizar isso a estas pessoas é gratificante demais — afirmou o representante.
Segundo Walter, outras regiões da cidade também demonstram interesse em um Ponto de Safra, especialmente pelo deslocamento que o acesso aos atuais locais de funcionamento exige. A prefeitura ainda não tem previsão de ampliar o serviço. Segundo o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, a instalação de novos pontos depende da disponibilidade de associações de produtores, que hoje são colocadas em rodízio para atender aos pontos vigentes.
— Desde que assumimos pensamos em abrir um ponto fora do centro, mas para isso, dependemos dos agricultores e da produção, em si, que fica mais escassa nos meses de inverno. Com a disponibilidade que havia, conseguimos abrir este ponto, que passará agora por um período de teste, por 90 dias, mas que já demonstrou boa aceitação da comunidade — afirma o secretário.
Segundo ele, a ampliação de horário do novo ponto, por exemplo, é uma das adequações que poderão ocorrer após este período de três meses, e que, mesmo em período de entressafra, a feira na Zona Norte será mantida de forma semanal.
Serviço
Atualmente, quatro Pontos de Safra funcionam em Caxias do Sul, sempre às sextas-feiras. Confira os locais e horários:
- Rua Treze de Maio (entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos): das 6h às 16h
- Moreira César (entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu): das 6h às 17h
- Praça Dante Alighieri: das 6h às 17h
- Zona Norte (Bairro Belo Horizonte, na Rua dos Caminhoneiros, próximo à EMEF Tancredo Neves): das 7h às 12h