Sensação do verão e um dos primeiros memes da internet de 2022, a cadelinha Laika, moradora de São Marcos, segue conquistando fãs. Um ano depois de ficar famosa durante uma reportagem ao vivo que mostrava o movimento no litoral de Santa Catarina, a cadelinha acumula mais de 30 mil seguidores em seu perfil no Instagram.
Laika tem 10 anos, nasceu em Campestre da Serra e foi adotada por seu tutor, Valdemir Fidelis, aos três meses. Apaixonada por água, a mascote adora uma festa na piscina e frequenta o Rio São Marcos e as praias gaúchas. O figurino, com chapéu e óculos, sua marca registrada, segue chamando a atenção neste verão. Ela costuma fazer sucesso também na loja de motos que Valdemir mantém na cidade.
De acordo com o tutor, após Laika virar um meme, empresas de colchão para pets, de remédios veterinários, de óculos de sol, hotéis pet friendly e até mesmo uma universidade fecharam contratos para que ela divulgasse as marcas ao longo de 2022. Além disso, a cadelinha também tem seu rosto estampado em uma estátua do Mini Mundo, em Gramado. Para dar sequência na carreira de influenciadora pet, Valdemir pensa em contratar uma agência que administre o perfil dela no Instagram.
Na rede social, Laika compartilha fotos aproveitando a famosa vida de cão. A última viagem, para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, rendeu muitos cliques:
— Dentro do carro ela fica bem tranquila, fica sentada. Deita um pouco, descansa e fica olhando pela janela. Não é aquele cachorro que fica mal viajando — disse o tutor.
Fidelis conta ainda que não esperava que sua cadelinha fosse ficar famosa, mas que, apesar da surpresa, é muito gratificante saber que tantas pessoas conhecem o bichinho:
— Foi algo que aconteceu sem querer, mas que marcou muito. Não tem quem não conheça a Laika! Muita gente reconhece ela na rua, na praia mais ainda. É só colocar ela sentada na cadeira que todos correm para tirar foto com ela. E ela adora! Quando coloco óculos e chapéu nela, ela se sente toda importante e fica muito animada — brinca Valdemir.