Uma onda de solidariedade tomou conta de Caxias do Sul e, com isso, ao menos 80 crianças de famílias de recicladores iniciarão o ano letivo com materiais escolares novos. Em contabilização feita neste sábado (18), pelo menos 700 cadernos, 200 mochilas e outras centenas de lápis, canetas e borrachas foram registrados pelas associações dos recicladores.
Para organizar a distribuição, cada associação pegou a lista escolar individual das crianças a serem beneficiadas, para que seja entregue o número necessário de materiais para cada ano.
— O pessoal se mobilizou bastante, na verdade, surpreendeu, porque arrecadamos mais do que esperávamos — celebra o presidente da Associação dos Recicladores do Centenário, Adroaldo Flores.
Filha de uma recicladora, Iara Correa, nove anos, teve uma manhã muito animada. Ela acompanhou a mãe, a presidente da Associação dos Recicladores da Girassol, Tatiane Correa, e já escolheu a mochila que vai usar para ir para a escola.
— Eles (os amigos) falaram que estavam ansiosos (para receber). Me pediram: se tu achar uma canetinha, tu guarda para mim, Iara? — compartilhou a menina.
A mãe, Tatiane, diz que na Girassol são 18 famílias associadas e cada uma varia entre três e quatro crianças.
— Isso foi muito importante para que as crianças começassem o ano letivo com material novo, porque a grande maioria dos materiais é novo, a felicidade delas para ir para a escola segunda 'tá' a mil, eles estão esperando, empolgados — diz a presidente.
Outra representante de associação, da Santa Rita, Eliana Borges, estava correndo para conseguir pegar o material necessário para os seus associados.
— Não imaginávamos a dimensão disso tudo, estamos muito felizes. Não vai ajudar só meu filho, meu neto, mas todas as crianças que estão naquela ansiedade. Nós como mães e pais estamos muito felizes, muito gratos.