Mais que apenas uma bebida tradicional, o suco de uva representa uma parcela importante da economia de Flores da Cunha. Por isso, a bebida ganhou um dia no calendário oficial do município, todo primeiro domingo de março.
De acordo com o prefeito do município, César Ulian, num primeiro momento, a produção do suco de uva foi uma alternativa para absorver a grande produção de uvas do município, que também é um grande produtor de vinhos.
— Nós temos uma produção que gira em torno de 5 mil parreirais, cerca de 95 mil toneladas de uva e também se estima cerca de 3,7 mil famílias trabalham diretamente com isso. Essa atividade impulsiona nossa economia e leva o nome de Flores da Cunha para todo o país e até além das fronteiras — comenta o prefeito.
No dia 5 de março, ocorre a primeira edição do evento alusivo ao Dia Municipal do Suco de Uva, na Praça da Bandeira. A ideia da prefeitura é de transformar o local em um parque de diversões, com brinquedos infláveis, atividades de recreação e um dindinho, que vai percorrer as ruas da cidade.
— Além da importância econômica, o suco de uva também é uma alternativa de bebida mais saudável para a população. A ideia é difundir essa bebida entre as pessoas, ofertar para nossa população — prevê Ulian.
O evento no dia 5 de março se inicia às 14h30 e segue até as 17h30min. Além do suco de uva e dos brinquedos infláveis e recreação, também haverá opções de alimentação à venda para quem optar por passar o dia na Praça da Bandeira.
— Para o dia 5, nossa expectativa é de atrair milhares de pessoas, de todas as faixas etárias, de Flores da Cunha e da região, para que conheçam essa bebida tão significativa para o nosso município — conclui Ulian.