A movimentação é intensa, nesta quarta-feira (22), no Centro de Eventos, o Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. Nos dois andares do espaço, que fica nos Pavilhões da Festa da Uva, a montagem de estandes modifica o cenário para receber a 3ª edição da Festa das Colheitas, a partir da sexta-feira (24). A montagem começou na terça-feira (21) e está passando por ajustes, sendo que, durante a tarde desta quarta, as equipes intensificam os trabalhos para finalizar os preparativos na sexta de manhã.
No pórtico de entrada haverá receptivo com atrações. No térreo estarão os distritos, agronegócio familiar para venda de produtos locais, área de recreação de crianças, gastronomia, vinícolas, palco e a exposição de orquídeas. No espaço, há equipes martelando e montando estandes e quiosques da área de gastronomia.
— Essa é uma área dedicada a produtos coloniais e demais pratos das nossas raízes e culinária italianas. Vamos ter a tradicional tábua de polenta brustolada, salame e queijo e tem algumas novidades vindo por aí. A gente vai ter desde um crepe francês até um pastel recheado com fortaia, um pastel com leite condensado e uva, grostoli salgado e doce, até outras opções como lanches, doces, sobremesas e sorvetes — destaca o diretor-executivo Luciano Pereira.
Também neste espaço já está montada, próximo às escadas rolantes, a tradicional Vila dos Distritos, onde são expostos produtos dos bairros e localidades do interior de Caxias. Um dos destaques é o espaço voltado a agroindústria familiar. O diretor afirma que estarão presentes também 20 produtores de diversos produtos de Caxias e cidades da região serrana:
— Os distritos vão estar aqui com o que têm de melhor, e que é produzido aqui, tanto de frutas quanto de verduras, exatamente pela questão de valorizar as colheitas. E outros produtos coloniais, como queijos e geleias. Vamos ter a área de pequenos produtores da agroindústria familiar com venda diretamente ao consumidor — afirma ele.
Também no piso inferior haverá uma exposição de orquídeas, com mais de 300 metros quadrado, que reunirá produtores e colecionadores gaúchos e de outros Estados brasileiros. No final de semana do dia 10 de março, Caxias vai receber pela primeira vez o Encontro Estadual de Orquídeas, que será promovido durante o evento.
A movimentação também se intensifica no piso superior. Nesta área vão estar mais de 40 expositores de diversos segmentos como cama, mesa, banho, moda, couro, cutelaria e móveis. É lá que ocorrerá a feira multisetorial e também ficam os estandes institucionais ou de apoiadores e patrocinadores do evento.
— Limitamos a duas operações por tipo de produtos para garantir diversidade de negócios. O público vai poder ver um pouco de cada produto. A ideia é trazer o fabricante para que ele tenha condição de vender para o consumidor. Não é um distribuidor ou importador, a gente trata com o fabricante ou com o expositor principal da linha para que realmente ser uma vantagem para o visitante que pode comprar direto de fábrica.
Do lado de fora do Centro de Eventos, a atração fica por conta do parque de diversões, que chama a atenção de quem passa pelos Pavilhões. Desta vez, ao contrário da Festa da Uva, o parque está ao lado do prédio onde ocorrerá a Festa das Colheitas. Ali o fluxo de pessoas também era intenso para garantir a montagem dos brinquedos e atrações. A programação cultural ainda não está fechada, o que deve ocorrer entre esta quarta e quinta-feira (23), devido a agenda dos artistas. O horário do parque também será fechado nos próximos dias, mas a ideia é que funcione também durante a semana.
O evento será realizado de sexta a domingo, nos dias 24 a 26 de fevereiro, nos dias 3 a 5 e 10 a 12 de março de 2023. Não haverá cobrança de ingresso para participar da Festa, mas o estacionamento será cobrado uma vez que o espaço é concedido pela Festa da Uva para uma empresa terceirizada. A abertura está programada para às 14h no Centro de Eventos, mas antes disso
Esperança de retomada
A expectativa é de retomada, uma vez que a última edição foi realizada em março de 2020 e precisou ser interrompida antes do fim da programação devido às restrições provocadas pela pandemia de covid-19. O diretor-executivo Luciano Pereira acredita que é o momento de buscar a colocação da Festa das Colheitas no calendário nacional de eventos:
— Grande parte dos expositores viveu aquela experiência, quando o evento teve que ser cancelado, e todos têm uma esperança muito grande de retomar e valorizar o evento e colocar a Festa das Colheitas no calendário nacional de eventos. Ela é pequena, mas em metragem ela é gigante porque estamos falando em mais de 10 mil metros de área de exposição. Toda a área é fechada, então não influencia se tem sol ou se tem chuva. O acesso ao estacionamento é rápido.
Para Vagner Giacomel, distribuidor autorizado do Grupo Eko'7, a montagem está organizada para garantir um bom evento e atender o público:
— A gente vem para cá realmente para poder levar o melhor para o nosso cliente e suprir ele com aquilo que precisa e fechar bons negócios tanto para eles, quanto para nós. Também temos a prospecção, e muitos negócios se geram até mesmo no lar do cliente ou posterior a isso, em cima do nosso projeto que é o atendimento a domicílio. Então acontece muitos negócios pós-feira.
O proprietário da Móveis Dallas, Alvâneo de Bortoli, estava ajudando na montagem nesta manhã. Antes de montar o estande da empresa, a equipe se dedicou a montar as estruturas dos distritos, que é uma parceria com o evento. Desde a última sexta-feira (18), os trabalhos estão voltados a montagem da estande da empresa.
— A expectativa é coletar mais público regional para prospectar na região, mas também no nosso interior que é muito grande e porque temos várias minis cidades dentro de Caxias do Sul. Gostamos de atender o interior e o evento é importante para divulgar a marca para o interior e mostrar com o que estamos trabalhando, a nossa qualidade, qual o ponto positivo e o benefício para os clientes. É uma visita que gera a curiosidade de ir até a loja e ver os nossos produtos que estão em evolução constante.
No parque de diversão, a expectativa também é positiva:
— A nossa expectativa é a melhor possível, porque é um evento importante. É uma festa sem cobrança de ingresso, e que atrai o público. Teremos o público natural que vê o parque, e também os que vão aproveitar a Festa das Colheitas e vir ao parque, como também aqueles que vêm ao parque e vão visitar o evento — afirma, Ricardo Araújo Lopes, que auxilia na administração do parque Tupã.
Serviço:
- Data: 24 a 26/02, 03 a 5 e 10 a 12/03 de 2023
- Local: Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva
- Não haverá cobrança de ingresso (estacionamento é pago, porque é uma concessão)
- Estacionamento: R$ 20 para carros e motocicletas