O programa que reverte material descartável em alimento para a população foi retomado em Caxias do Sul na manhã deste sábado (7) com ampla participação da comunidade. Em 2022 o Troca Solidária bateu recorde ao beneficiar 27 mil famílias com a distribuição de 200 toneladas de frutas e vegetais. Em troca, moradores de 28 bairros do município descartam de forma correta resíduos recicláveis gerados em casa ou mesmo recolhidos da rua.
No bairro Reolon / Vale da Esperança a logística reversa de iniciativa da prefeitura e execução da Codeca além de levar alimento às casas, retira das calçadas o lixo que polui arroios e entope bueiros.
Com o recolhimento revertido em sacolas de frutas, o serviço passa a ser feito de forma voluntária por moradores como Lurdes Antônia dos Santos, 52 anos. Ela foi uma das mais cem famílias da localidade que foram de encontro aos dois caminhões na manhã deste sábado.
— Trouxe o lixo seletivo que jogam na rua, estou sempre limpando o bairro, também porque sei que ele vale comida — contou.
No roteiro que passou por seis bairros pela manhã e outros seis à tarde, o primeiro Troca Solidária de 2023 arrecadou cerca de 16 toneladas de resíduos e destinou outras 4 toneladas de uva, banana, batata e milho.
O auxiliar de carga e descarga, Luis Carlos Pereira, 56, trocou 20 quilos de lixo por cinco quilos de alimento que irá dividir com a família. Assíduo no programa que retorna aos mesmos locais a cada 15 dias, Pereira é entusiasta da separação de resíduos e lamenta que o tal hábito não seja praticado por todos.
— O pessoal da Codeca vem e recolhe muito resíduo dos matos aqui da volta e em poucos dias algumas pessoas enchem de lixo de novo — disse.
O Troca Solidária retorna no próximo sábado (14) em outras 12 localidades de Caxias. O roteiro é feito em quatro horários e passará pela Asa do Aeroporto, no bairro Salgado Filho, Centenário e Belo Horizonte, das 8h às 9h. Mais tarde, das 10h às 11h os caminhões estacionam nos bairros Planalto, São Vicente e 1º de Maio. À tarde, das 14h às 15h, os locais a serem visitados são Kayser, Loteamento Vitória e Campos da Serra. O roteiro fecha das 16h às 17h nos bairros Paraíso Cristal, Portinari e Conquista.