A prefeitura de Caxias do Sul iniciou na manhã desta quinta-feira (12) a recomposição do terreno onde construções foram demolidas para obras em uma galeria de esgoto. A obra está sendo realizada na Avenida São Leopoldo, próximo ao cruzamento com a Rua Sarmento Leite, no bairro Exposição.
No local, estaria a Pipa Sorveteria, que precisou ser demolida para intervenção quando estava prestes a ser inaugurada. Uma sala comercial do posto de combustíveis, que fica ao lado, também precisou ser derrubada. Além dos empreendimentos, duas famílias que moravam nas proximidades foram removidas por risco de deslizamentos.
Estruturas pré-moldadas de concreto serão instaladas para a recomposição do terreno e construção da nova galeria de esgoto. A implantação ocorre em uma parceria entre o posto de gasolina, que comprou as peças pré-moldadas, e a prefeitura, que desenvolveu o projeto e irá executar a obra.
As estruturas serão fixadas com concreto na parte inferior e superior e ficarão no subsolo do terreno onde ficava a sala comercial do posto. Isso vai permitir a reconstrução do espaço. Diferentemente da sorveteria, que não poderá ocupar o terreno. O município busca outra área com potencial de uso comercial para permutar com o terreno onde passa a galeria. O espaço é do mesmo proprietário da sorveteria, mas a prefeitura já negou indenização pelo prédio demolido.
Os planos da prefeitura para a área ainda não estão definidos, mas há duas possibilidades em estudo. A primeira é a utilização do terreno na implantação do binário da Avenida São Leopoldo. Outra opção é a utilização da área para a construção de um tanque de contenção de águas pluviais. Estruturas do tipo são capazes de receber grande volume de água de uma só vez e escoa para o restante da rede de forma gradual, evitando alagamentos e danos à tubulação.