Um questionário de pesquisa aplicado em diversos pontos de Nova Petrópolis busca compreender quem é o público que visita o município e por qual motivo. A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e novembro pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio em atrativos turísticos, rede hoteleira e gastronômica, comércios, centrais de atendimento ao turista e em eventos.
Segundo o secretário da pasta, Rodrigo Santos, a pesquisa deve influenciar em divulgações e impulsionamento do município, atendendo demandas não só do turistas, mas também da comunidade local.
— Os resultados foram satisfatórios e contribuem para que novos projetos e ações possam ser desenvolvidas no município, além de nos indicar os pontos a serem melhorados. Com isso, teremos maior tranquilidade para projetar o turismo em 2023 e atrair, cada vez mais, visitantes e investidores para a cidade, contribuindo financeiramente com todo o setor — pontua Santos.
De acordo com a pesquisa, 58,66% das respostas são de turistas e a maioria (60,61%) é da própria região sul do país. Destes turistas, 40% afirmaram estar visitando Nova Petrópolis pela primeira vez, através de informações em redes sociais.
Já 39,58% dos entrevistados eram de famílias com crianças, sendo que homens foram a maioria dos participantes. Entre os pontos turísticos mais lembrados, estão a Praça das Flores e o Labirinto Verde, o Parque Aldeia do Imigrante, o tour de Jardineira, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio e a Praça Padre Theodor Amstad.