Um morador de Veranópolis morreu afogado no balneário Pérola, em Arroio do Sal, por volta das 14h deste sábado (21). Segundo o chefe de operações da 6ª Operação Verão, tenente-coronel Isandré Antunes, o homem de 62 anos entrou no mar a cerca de 50 metros da faixa de areia e a quase um quilômetro distante do posto de guarda-vidas mais próximo.
Ainda de acordo com Antunes, a vítima tinha uma perna amputada, realizou uma cirurgia bariátrica recentemente e tinha outras comorbidades, o que, segundo o comandante, pode ter colaborado para que não conseguisse sair sozinho da água. A família foi de carro buscar os guarda-vidas, que conseguiram resgatar o homem e reanimá-lo, mas ele morreu no Centro Médico de Arroio do Sal. A identidade da vítima não foi divulgada.
O tenente-coronel Antunes alerta que este é o terceiro caso de óbito por afogamento esta semana no Litoral Norte e todos envolveram pessoas com mais de 50 anos.
— As pessoas precisam buscar os lugares onde o guarda-vidas esteja perto. Assim, é possível dar alerta dos perigos e dar resposta mais rápida (às ocorrências). Em locais distantes a resposta demora. Os guarda-vidas conseguiram reanimar todos (os três casos), mas não resistiram pela demora no atendimento — relata.
Antunes ainda chama a atenção para que os banhistas tenham um comportamento preventivo e prudente, planejando o lazer aliado à prevenção.
— Nossa maior preocupação agora, em eventos distantes e especialmente no Litoral Norte, é que os guarda-vidas, para atender essas pessoas que não seguem as orientações, vão para um local distante e deixam sua área descoberta, prejudicando quem se planejou, se preveniu e buscou ficar próximo a um posto dos guarda-vidas.