
A BR-116, a BR-285 e a BR-470, na Serra, voltaram a receber manutenção rotineira após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) suspender os contratos no ano passado por falta de orçamento. A retomada ocorreu na virada do ano, com a entrada em vigor do orçamento de 2023, que recompõe os recursos para o órgão.
A suspensão de contratos com as empresas contratadas para a conserva das rodovias foi necessária porque o montante disponibilizado pelo governo federal à Superintendência Regional do Dnit em 2022 não foi suficiente para o ano todo. Na BR-116, por exemplo, os recursos para manutenção de 183,8 quilômetros entre Vacaria e Nova Petrópolis terminaram em agosto. Em novembro, a reportagem encontrou equipes realizando limpeza da rodovia em Caxias, mas eram trabalhos pontuais, já que novos repasses não haviam ocorrido.
Com a retomada, as equipes voltaram a trabalhar nas melhorias rotineiras, como roçada, limpeza e tapa-buracos. Ao longo do ano, porém, estão previstas ações mais intensivas, como recuperação asfáltica. Conforme o engenheiro da unidade do Dnit em Vacaria, Daniel Bencke, essas ações dependem do repasse de mais recursos previstos dentro do Plano de 100 Dias. O pacote para investimentos em infraestrutura na arrancada do novo governo foi anunciado pelo ministro dos Transportes na semana passada. O montante ainda não está definido, mas a previsão é de que esteja disponível em fevereiro.
— O trabalho rotineiro básico está tudo certo. Todos os trechos têm pontos com alguma necessidade de reabilitação. Vamos fazer trabalhos de pista no primeiro semestre — projeta Bencke.
Um esboço de programação de obras já foi apresentado ao governo federal, mas a definição dos pontos que receberão as primeiras obras dependem do montante que será repassado à Serra. Ao todo, a Superintendência Regional do Dnit no Rio Grande do Sul receberá R$ 573 milhões previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, além de outros R$ 181,8 milhões garantidos por meio da PEC da Transição, aprovada em dezembro, que serão repassados dentro do Plano de 100 Dias. Ao todo, são 4.860 quilômetros de rodovias federais no Rio Grande do Sul, dos quais 1,4 mil já tiveram a manutenção retomada.