Um ato pela democracia ocorre desde as 18h, na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, nesta segunda-feira (9) e percorreu algumas ruas do maior município da Serra. A manifestação ocorre motivada pelo repúdio à invasão em prédios dos três Poderes — Legislativo, Executivo e Judiciário —, em Brasília, no último domingo (8).
Com gritos de “sem anistia”, “prisão para terroristas”, pedidos de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e cartazes, cerca de 100 pessoas se reuniram na Praça e seguiram pela Avenida Júlio de Castilhos, em direção a São Pelegrino. Em seguida, os manifestantes entraram pela Rua Garibaldi e, após, acessaram a Sinimbu, em direção à praça central. Eles também pediram a prisão dos criminosos que invadiram e destruíram áreas do Congresso, Senado, do Supremo Tribunal Federal (STF), além do Palácio do Planalto. A Guarda Municipal (GM) e a Brigada Militar (BM) acompanharam o trajeto.
Durante as falas, representantes de partidos políticos de esquerda e de movimentos sociais destacaram a atuação da população em apoio à democracia no ato. Os manifestantes também pediram que financiadores da invasão sejam punidos e que “a luta pela democracia não pare”. Segundo os organizadores, foram convidados partidos do centro e da esquerda, além de movimentos sociais, estudantis e sindicais.