Natal é tempo de união. É um dia para familiares e amigos se reunirem e fortalecerem ainda mais os vínculos entre eles. Nesse momento tão especial, há famílias que não têm uma ceia para celebrar, e muitos enfrentam dificuldades até mesmo para se alimentar durante o dia a dia. Para fazer a diferença, a Associação Mão Amiga, em conjunto com o município, promove mais uma edição da montagem e entrega de ceias de Natal em Caxias do Sul. Mais de 50 pessoas, entre voluntários, funcionários do Restaurante Popular e servidores do município dedicam esta sexta-feira (23) e parte do sábado (24) para montar as ceias, que serão entregues às famílias em vulnerabilidade social. A ação é realizada pelo quarto ano consecutivo e, em 2019, quando começou, beneficiou em torno de 200 famílias.
As pessoas em situação de rua também serão contempladas, mas, ao invés de receberem os kits, vão participar de um almoço de Natal na sede da União das Associações de Bairros (UAB). O almoço ocorre a partir das 11h, para cerca de 70 pessoas. As aves, peru ou chesters, começaram a ser preparadas por volta das 5h30min, no Centro de Acolhida e Formação Mão Amiga, no Restaurante Popular.
Há nove fornos e três galheteiras e cada ave leva em torno de duas a três horas para assar. As aves foram doadas por uma empresa. Os ingredientes da ceia foram arrecadados pelos voluntários ou comprados com os valores doados ao projeto para montar os kits. Ao todo, são 630 kits, que contém uma ave assada, decorada com farofa e frutas, frutas, arroz colorido, bombons, panetones, biscoitos, suco de uva ou refrigerante.
As refeições também vão ser destinadas às famílias de 10 reciclagens atendidas pelo Banco de Alimentos. Serão cerca de 2 mil pessoas contempladas pela ação. A entrega vai ocorrer neste sábado (24) nos bairros e loteamentos Reolon, Esplanada, Charqueadas, Cânyon e Campos da Serra e também na União de Associações de Bairros. Mais de R$ 11 mil foram arrecadados entre os servidores públicos na campanha Adote uma Ceia. A organização para promover a ação, que conta com a parceria da prefeitura, começou em setembro. Ao longo do ano voluntários se dedicaram as ações do projeto e também se empenharam em arrecadar recursos ou doações.
— A comunidade adere mais à ideia a cada ano porque conseguimos comprar mais alimentos e doar mais kits. É uma alegria entregar um prato saboroso, nutritivo e bonito. Acredito que talvez isso faça com que as pessoas participem cada vez mais do projeto, porque elas percebem a emoção de quem recebe as ceias. E só conseguimos garantir o Natal para essas famílias com doações — afirma Gabriela Perozzo Camassola, nutricionista da Diretoria de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).
A emoção dos voluntários
O trabalho dos voluntários é essencial para realizar a ação. No final do dia, eles precisam guardar as aves, embaladas, nas câmaras frias e em um caminhão refrigerado emprestado por uma empresa.
No sábado, o dia começa cedo novamente, já que o grupo tem que decorar as aves para terminar a montagem dos kits. Por volta das 8h30min, eles saem do Restaurante Popular em direção aos bairros. Este é o primeiro ano que Valmir Luis Pohn, 57 anos, participa das montagens da ceia, mas ao longo de 2022 tem ajudado na entrega de viandas no Restaurante Popular.
— Eu acho lindo o que estamos fazendo aqui. Todo mundo merece ter um Natal feliz e com alimentos, e nós sabemos que essa ação vai ajudar uma parte das famílias que não teriam condições de ter uma ceia. A gente está fazendo alguém feliz e não tem o que pague isso. Tive uma infância simples e fico emocionado em pensar na alegria das crianças que, muitas vezes, não tem o que comer — conta ele, sem conseguir esconder a emoção.
Marisa Lima, 69, está na segunda edição do projeto. A aposentada mora no bairro Exposição.
— É gratificante saber que tantas pessoas vão ter essa felicidade no Natal. Estar aqui faz bem. Com toda a união, dedicação e esse amor com as pessoas para garantir uma ceia a essas famílias — ressalta ela, que faz voluntariado desde 2001.
As entregas contam com a parceria dos Bombeiros, que vão até algumas localidades com o caminhão e vestidos de Papai Noel. Essa edição conta também com a presença de uma duende, que irá ajudar a entregar as cestas.