O sucesso de público — cerca de 15 mil pessoas em seis dias de programação ao longo do mês de dezembro — e a boa aceitação já garantem a edição 2023 do Natal nos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Porém, a intenção é que seja itinerante — a edição deste ano foi realizada no km 21 da RS-444, em frente à Vinícola Miolo.
Conforme Marijane Paese, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), promotor do evento ao lado do Grupo RBS, a próxima edição ainda precisa ser planejada. O desejo é aproveitar todo o potencial da cidade, alocando a programação também em mais localidades da microrregião. Ainda não há data confirmada para o evento do ano que vem.
— Vamos estudar como será. Mas queremos valorizar a região — destaca.
Embora com entrada gratuita, o Natal nos Vinhedos movimentou a economia da região. A estimativa de Marijane é que cada visitante tenha gastado, em média, R$ 100 — mais de 25 vinícolas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza estavam presentes. Além disso, houve um número significativo de turistas que pernoitaram em Bento, garantindo renda para a rede hoteleira. Sem falar no setor gastronômico, também impactado.
— Tínhamos as vinícolas, mas a parte de gastronomia não era tão forte no evento. Então, muitas pessoas procuravam restaurantes da região após os espetáculos. Tivemos bom público de Caxias e Porto Alegre — acrescenta Marijane.
Para o próximo ano, a presidente do CIC imagina um evento mais consolidado, sem as dificuldades de divulgação desta edição. Sem imagens do evento, por ser inédito, foi complexo explicar do que se tratava, mas com o passar dos dias, houve aumento gradativo do público influenciado pela boa repercussão.
— Aproveitamos nossa paisagem natural, aproveitamos o que tínhamos. Não é um Natal fabricado — orgulha-se.
O Natal nos Vinhedos foi realizado nos finais de semana dos dias 9, 10, 16, 17, 22 e 23 de dezembro e ofereceu ao público apresentações com entrada franca de atrações como Orquestra de Teutônia, grupo Tholl, Coral Vale dos Vinhedos, Dirceu Pastori, 'Elvis Celebration in Concert' e Tonho Crocco.