Depois de um inverno que parecia não ter fim e um começo de primavera com dias frios, finalmente o calor chegou para ficar ao Estado, e dessa vez em condições extremas. Segundo a Climatempo, a máxima medida pelo Ciram em Caxias do Sul nesta sexta-feira (9) foi de 31,9ºC. Em outras cidades da Serra, como Bom Jesus e Bento Gonçalves, os termômetros chegaram a marcar 33ºC.
Em pontos onde a umidade do ar é menor e a sensação de calor é aumentada, o vento quente abraçava quem se arriscava nas calçadas do centro da cidade. E foi durante a tarde que locais como praças, parques e clubes se tornaram uma espécie de refúgio para quem procurava por sombra e água fresca.
Se é verdade que o verão é um convite ao lazer, ele foi muito bem aceito em clubes como o Recreio da Juventude, onde centenas de pessoas dividiam os espaços entre as árvores e dentro das piscinas. Entre eles, o vendedor Eduardo Brandalise, 40 anos, que não pensou duas vezes em levar o filho Augusto para se divertir e, de quebra, se refrescar.
— Se pensar pode virar o tempo e chover de novo, então não perdemos tempo. Esse inverno foi tenso, fez muito frio, agora podendo estar na piscina está bom demais — disse
Para além das piscinas e do ar condicionado, a natureza é opção gratuita e indicada por quem procura entre as árvores a brisa que ajuda a suportar as altas temperaturas. E encontra não só refresco, mas um pouco de paz após uma eliminação de Copa do Mundo.
Os amigos Bruna Garcia, 24, Alexandre Furman, 25, e Tamires Comerlato ainda tentavam digerir a derrota do Brasil nos pênaltis para a Croácia quando escolheram o Parque dos Macaquinhos como um local que lhes traria sombra e tranquilidade.
— É também para compensar a tristeza depois do jogo. Viemos no parque por ter opção de sombra e ser refrescante — disse Bruna.
O trio planeja explorar cachoeiras próximas de Caxias quando dias como hoje se repetirem. Porque para eles é perto da água o local para estar quando as temperaturas passam dos 30ºC.
— Vamos tentar conhecer o máximo de cachoeiras nesse ano para poder relaxar e fugir do calor. Tem que ser praia ou cachoeira nessa época. Cogitamos em ir em uma hoje (sexta-feira), mas por ser um pouco distante viemos ao parque — contou Furmann.
Perto dali, Diogo dos Santos, 30, e Sabrina Terres, 27, encontraram na sombra das árvores o refúgio para se abrigar do sol que ardia a pele por volta das 15h. Sentados na grama e com água e uma cerveja gelada à disposição, o casal considerou estar no lugar certo em um dos dias mais quentes do ano.
— Decidimos vir de última hora, porque em casa estava insuportável e embaixo das árvores não tem coisa melhor. Minha dica para os próximos dias é muita sombra e bastante água gelada — disse o pintor.
Conforme dados da Climatempo, a maior temperatura registrada em Caxias do Sul em 2022 foi de 36ºC, em 2 de janeiro. Essa marca voltou a ser registrada no dia 22 do mesmo mês. Um levantamento feito pelo Pioneiro a partir de dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que 36ºC foi a temperatura mais alta nos últimos anos na cidade. Segundo o Inmet, não há registro de temperatura acima dos 36º em Caxias do Sul desde 2008.
Essa massa de ar quente perde força a partir de domingo (11), e as temperaturas voltam a média dos 25ºC, segundo a meteorologista. Há previsão de chuva em alguns pontos durante o final de semana e na segunda-feira (12).