Um dos assuntos mais falados nos últimos dias entre vizinhos, nos mercados, consultórios, e paradas do transporte coletivo é o calor intenso que chegou a Serra. Depois de um inverno rigoroso, e uma primavera com dias frios, as altas temperaturas tinham ficado apenas na memória do último verão para os moradores da região. Mas, elas voltaram com tudo nesta onda de calor que atinge o Estado.
De acordo com a Climatempo, essa sexta-feira (9) será o dia mais quente da semana no Rio Grande do Sul. Na região serrana, o cenário é o mesmo. O amanhecer foi marcado pelo sol e pela sensação de abafamento ainda nas primeiras horas.
Conforme dados da Climatempo, a maior temperatura registrada em Caxias do Sul, em 2022, foi de 36ºC em 2 de janeiro. Essa marca voltou a ser registrada no dia 22 do mesmo mês. Um levantamento feito pelo Pioneiro a partir de dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que 36ºC foi a temperatura mais alta nos últimos anos na cidade. Segundo o Inmet, não há registro de temperatura acima dos 36º em Caxias do Sul desde 2008.
— Não deve bater, a previsão é de 34ºC hoje (sexta-feira) que é o ápice do calor. A média para a Serra é de 25ºC, são nove graus acima do normal — explica a meteorologista Maria Clara Sassaki.
Ela ressalta que o Rio Grande do Sul passa por uma onda de calor intenso, com baixa umidade relativa do ar, devido a uma massa de ar quente que está na Argentina. Ainda segundo Maria Clara, o verão será marcado por picos de calor, ao menos duas vezes por mês.
— O que acontece é que temos uma forte circulação de ventos do quadrante norte, que são ventos mais quentes. Como a chuva têm ocorrido de maneira muito irregular, tem pouca umidade, tanto na atmosfera quanto no solo e, por isso, o calor aumenta com facilidade. Quando a nova frente fria avançar, ela quebra um pouco essa barreira de ventos quentes, aumenta a umidade e diminui a temperatura. A umidade serve como um isolante térmico, na falta dela a temperatura dispara.
Essa massa de ar quente perde força a partir de domingo (11), e as temperaturas voltam a média dos 25ºC, segundo a meteorologista. Há previsão de chuva em alguns pontos durante o final de semana e na segunda-feira (12).