Nem só de grandiosidade é feito o Sonho de Natal. Entre um e outro espetáculo diante da Catedral de Pedra ou no interior do Teatro Municipal, outras surpresas aguardam os visitantes em Canela. Próximo à Casa do Papai Noel, na Praça João Corrêa, um pequeno palco dá lugar a shows locais no clima natalino.
Um dos destaques por lá é a musicista Isabel Martins, 22 anos, que há dez se aprimora na arte de tocar violino. No embalo da delicada sonoridade, as crianças fazem a festa, aproveitando a acessibilidade do palco para protagonizar também. São momentos em que os visitantes adultos se dividem entre fotografar seus pequenos, acessar memórias de infância ou somente dar boas risadas diante das interações espontâneas. É o primeiro ano em que Isabel passou a integrar a programação na Vila de Natal, sem nem imaginar o quanto de retorno afetivo teria nesses momentos.
A programação do palquinho terá, neste sábado (3), às 16h, e no domingo (4), às 15h, o Studio Pasito, com teatro, cantores solistas e músicos instrumentais. Segunda (5) e terça-feira (6), às 15h, os Bonecos da Montanha apresentam "Sempre é Natal" e, quarta (7) e quinta (8), também às 15h, o Teatro Mão na Mala trará inserções teatrais e musicais variadas.
Crianças do Centro Social Padre Franco desfilam na área central
O 35º Sonho de Natal de Canela é uma oportunidade de compartilhar com os visitantes, além dos encantos da programação artística, o resultado de um trabalho que se consolida ao longo dos anos. É o caso do investimento em programas socioeducativos que transformam a realidade local. Domingo, às 15h30min, o desfile Fabricando Sonhos é o destaque na Rua Dona Carlinda, quando mais de 100 crianças e adolescentes do Centro Social Padre Franco, do bairro Santa Marta, se unem à cenografia natalina da área central para um espetáculo embalado por músicas natalinas e muita interatividade.
A expectativa da comunidade é de que a chuva prevista para o fim de semana dê uma trégua. O presidente do centro social, Maicon Moura, solicita que o público acompanhe o desfile na calçada lateral em frente a prefeitura e Câmara de Vereadores, local de melhor visibilidade. Para a secretária de Turismo e Cultura, Carla Reis, trazer essas ações para o centro da cidade é uma forma de valorizar o trabalho de jovens talentos e, quem sabe, futuros artistas canelenses. Em caso de chuva, o desfile será cancelado. O grupo se exibe novamente em 17 ou 18 de dezembro, às 17h15min, no bairro Santa Marta, a depender das condições do tempo.
A Associação Assistencial Dom Luiz Guanella, que coordena o Centro Social Padre Franco, atua desde 1983 oferecendo oportunidades de formação de vínculos e desenvolvimento em turno complementar ao da escola. Aulas de informática, educação física, música, dança, teatro, reforço escolar, tecido, violão, capoeira, banda marcial, entre outras atividades, atendem as cerca de 220 crianças e adolescentes, que também recebem refeições.
PROGRAMAÇÃO
Diariamente, até 15 de janeiro:
:: 14h às 19h – Vila de Natal
:: Local: Praça João Corrêa
:: 14h às 19h – Casa do Papai Noel
:: Local: Teatro Municipal/Praça João Corrêa
:: 20h e 21h – A Fábrica de Sonhos – Show de luzes e projeção com a descida do Papai Noel
:: Local: Catedral de Pedra
:: 20h30min e 21h30min – Vida (show de luzes e projeção)
Todos os sábados
:: 15h – Paradinha de Natal
:: Local: Saída da Catedral de Pedra até a Praça João Corrêa
A programação completa pode ser conferida neste link