A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Bento Gonçalves têm à disposição, desde a última quarta-feira (14), câmeras que podem ser fixadas ao corpo dos agentes. Ao todo, são 20 equipamentos que registram todas as ações realizadas pelos servidores em tempo real. As imagens captadas durante as operações ficam armazenadas no centro de tecnologia da Secretaria Municipal de Segurança.
Conforme a prefeitura, os equipamentos são alugados, com custo mensal de R$ 4.062,02, incluindo as câmeras e as estações (dock stations), espécie de caixa onde diariamente são baixadas as imagens para armazenamento.
O comandante da GCM, Marcelo Gonçalves Pereira explica que a determinação é que haja pelo menos uma câmera por viatura.
— Sempre que o profissional entrar em serviço ele vai estar equipado com a câmera. O protocolo diz que tem que ser pelo menos um equipamento por viatura, o que garante a segurança da equipe que estiver nas ruas. Esse equipamento é muito importante porque nos dá um amparo legal, já que temos um trabalho técnico de segurança pública. Isso transmite segurança para a população e para o próprio agente — detalha.
No fim de novembro, a Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves ganhou reforço de 26 agentes, que se somaram aos 12 servidores que atuam na cidade desde 2019, quando foi formada a primeira turma. Com isso, é possível manter uma escala de 24 horas, com operação também na madrugada, o que antes era inviável diante do número de profissionais.