O trânsito foi liberado nos dois sentidos do Km 96 da RS-122, em Flores da Cunha, por volta de 16h desta terça-feira (1º). O trecho foi bloqueado por mais de quatro horas por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que colocaram árvores e terra na via. Enquanto o grupo com cerca de cem pessoas ocupava o canteiro central da rodovia estadual, em frente a um posto de gasolina, uma retroescavadeira de uma empresa do município foi emprestada para retirar o entulho. Um pelotão da Brigada Militar (BM), que está no local, liberou o fluxo de veículos.
Antes, com o bloqueio, motoristas que vinham de Caxias do Sul acessavam o retorno e voltavam para o município. Porém, do outro lado, no sentido entre Antônio Prado e Flores da Cunha, uma longa fila se formava, já que a via não permitia o retorno. O trecho é bastante utilizado por caminhoneiros para acesso a BR-116, em Vacaria, que faz ligação com o restante do país.
A manifestação no trecho da Serra foi silenciosa, sem carros de som ou buzinaços. Até então, este era o ponto mais crítico da região. Entre Caxias do Sul e Farroupilha, na BR-453, em frente ao distrito de Forqueta, o trânsito também foi liberado nos dois sentidos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os caminhoneiros permanecem no local, mas não bloqueiam a estrada.
Outro ponto que registra manifestantes na via, mas com trânsito liberado, é na Região das Hortênsias, entre Gramado e Canela.