A negócios, a turismo, para visitar a família ou para ver, no Maracanã, o duelo entre Flamengo ou Corinthians na final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (19). O voo inaugural e sem conexões entre Caxias do Sul e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, partiu na tarde desta terça-feira (18) com 88 passageiros que levavam diferentes motivações na bagagem.
No sentido contrário, 125 passageiros desembarcaram em Caxias do Sul e também foram pioneiros na rota direta entre a capital fluminense e a Serra gaúcha. Fato comemorado por uma equipe da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que acompanhou o desembarque que representa novas possibilidades ao setor.
— Isso mostra um novo momento no turismo, fortalece nosso polo turístico que está cada vez mais conectado ao centro do país. Caxias do Sul é a porta de entrada da Serra e temos de aproveitar isso — contou Renata Costa, assessora técnica da Semtur.
Além de ser uma conexão direta para turistas cariocas, a nova rota representa uma maior facilidade para quem viaja a negócios e busca outras partes do país. É o caso do gerente comercial Emir Bonho, 62, que viaja mensalmente e fez parte do voo inaugural desta quarta-feira.
— Abre muitas conexões, para chegar à região Nordeste também vai ficar mais fácil, por exemplo. Fica interessante pra ganhar tempo, tenho programada mais quatro viagens neste ano e essa nova rota vai me ajudar — contou.
Com cerca de 40 minutos de atraso, o voo 2192 da Gol decolou às 14h42min do Aeroporto Hugo Cantergiani e levou o carioca Ricardo Lobato Ribeiro, 25, de volta à terra natal . Em Caxias do Sul desde o início do ano passado, o jovem veio à Serra para encontrar, pela primeira vez, a namorada, Josiele Martins, 23, que conheceu na internet. Nesta terça-feira, o casal embarcou para uma visita à família dele e, dessa vez, sem escalas.
— Da última vez, em dezembro, fomos para Porto Alegre de ônibus para embarcar lá. E, no retorno à Caxias, vamos voltar direto, é uma facilidade e uma economia de tempo — contaram os jovens, que mantiveram contato virtual por três anos antes de se conhecerem.
Morador de Caxias do Sul há cinco anos, o carioca Fábio da Silva Pereira, 42, é proprietário de uma agência de turismo instalada no aeroporto e não perdeu a oportunidade de estar no voo de estreia. O trecho representa facilidade e proximidade não só com a família no Rio de Janeiro, mas com o time do coração. Vestido com a jaqueta do Flamengo, que disputa a final da Copa do Brasil nesta quarta, Pereira aguardava o voo que o levaria para conferir a decisão.
— Agora sem conexão melhora muito, tinha que ir para Porto Alegre ou via conexão por São Paulo. Desse jeito dá pra ir, ser campeão num dia, e voltar no outro — brincou.
A nova rota é operada pela Gol e passa a ser oferecida sempre às terças e quintas. Para outubro ainda está confirmado, além dos voos da semana que vem, uma nova opção no sábado, dia 29. As passagens para voos de ida e volta neste mês custam a partir de R$ 2 mil. Os valores baixam conforme as datas. Para dezembro, por exemplo, é possível encontrar voos à R$ 525.