A retomada das viagens aéreas com o fim das restrições da pandemia e o início de um novo voo contribuíram para aumentar a circulação de passageiros no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Dados divulgados nesta sexta-feira (14) mostram que, entre julho e setembro deste ano, 60.286 passageiros passaram pelo terminal caxiense. O número é 33% maior se comparado ao segundo trimestre deste ano, quando cerca de 45 mil pessoas circularam pelo aeroporto. Desde janeiro, 139.631 pessoas utilizaram a estrutura do Hugo Cantergiani.
Atualmente, o terminal caxiense opera voos das empresas Azul, Gol e Latam. As principais rotas têm como origem e destino o estado de São Paulo, com operações para Campinas e Guarulhos. O voo da Latam inaugurou em julho. A partir da próxima terça-feira (18), a Gol inaugura trecho direto entre Caxias do Sul e a cidade do Rio de Janeiro, por meio do Aeroporto Santos Dumont.
Ainda segundo dados divulgados pela administração do aeroporto, no terceiro trimestre de 2022, a Gol operou 246 pousos e decolagens em Caxias do Sul, resultando no embarque e desembarque de 23.845 passageiros. No mesmo período, a Azul realizou 170 pousos e decolagens no terminal, totalizando 15.799 passageiros.
A Latam, desde o final de julho, promoveu 126 ações entre pousos e decolagens. A companhia foi responsável pelo transporte de 15.658 passageiros no período. Na comparação com o segundo trimestre, a Gol obteve crescimento de aproximadamente 5%, enquanto a Azul se manteve estável.
O número poderia ser maior, já que, devido às condições meteorológicas desfavoráveis, 3,9 mil passageiros precisaram pousar e decolar de outros terminais nos últimos três meses. Mesmo assim, o número é cerca de 34% menor do que o registrado no segundo trimestre.
O Hugo Cantergiani também recebe jatos particulares e voos fretados de cargas e de passageiros. No terceiro trimestre de 2022, o terminal recebeu 902 pousos e decolagens, com a movimentação de 1.067 passageiros. Dentre estes, há operações de transporte médico, delegações de atletas e visitas de autoridades. O terminal contabilizou 1.444 pousos e decolagens entre julho e setembro, contra 1.122 no trimestre anterior, alavancando o índice em 28,69%.
Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, 3,9 mil passageiros precisaram pousar e decolar de outros terminais nos últimos três meses. O número é cerca de 34% menor do que o registrado no segundo trimestre.