A Capital Gaúcha dos Caminhoneiros tem intensa programação social, esportiva e religiosa até este domingo (16). São Marcos é palco, desde a quarta-feira (12), da 4ª edição da Fenamarco. A Feira do Transporte, Indústria, Comércio, Serviços e do Agronegócio já recebeu 28 mil pessoas no Parque de Eventos Albino Antônio Ruaro. O maior público foi registrado na abertura, quando cerca de 15 mil visitantes passaram pela feira multissetorial. A última edição em 2019, antes do início da pandemia, reuniu mais de 49 mil visitantes.
O evento tem entrada, estacionamento e programação sem custos. São 200 expositores em um espaço de 40 mil metros quadrados e um palco para uma extensa programação artística, cultural e musical diversificada. O destaque deste sábado (14) é o show com Serginho Moah, a partir das 20h30min. Há também espaços gastronômicos, parque de diversões, exposição artística e pão assado em forno de barro.
O município também sedia a 51ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas com destaque para a tradicional procissão motorizada a partir das 7h de domingo (16). Os veículos e condutores vão percorrer as ruas da cidade e seguir até em frente à Igreja Matriz, na Rua Osvaldo Aranha, para receber as bênçãos da Mãe Aparecida. A estimativa é que cerca de seis mil veículos participem da procissão, que deve durar pelo menos cinco horas. As principais ruas da área central vão estar bloqueadas desde o começo da manhã até por volta das 13h.
Os motoristas saem da Igreja São Cristóvão, na Rua Pedro Michelon, no bairro Michelon, e seguem até a área central. Eles percorrem cerca de um 1,5 quilômetro pela BR-116, sendo que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha os motoristas até o trevo principal de acesso à cidade. Não deve ocorrer bloqueios, mas está previsto lentidão no trecho.
O gerente da Associação dos Motoristas São Marquenses, Jandir Panassol, ressalta que à frente da procissão estará com um carro onde estará o pároco da cidade e a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele lembra que devido a pandemia, em 2020 e 2021, a procissão motorizada foi realizada, mas com um percurso menor.
— Os caminhoneiros adoram esse percurso que é o tradicional e que mantemos a 51 anos. Os motoristas estão mobilizados e preparados para participar da procissão. Temos muita fé em Nossa Senhora Aparecida. Os motoristas saem com a santinha no caminhão, eles tem ela sempre como proteção e é a fé que mobiliza essa procissão — destaca Panassol.
Depois da procissão, o público pode conferir shows com o Novo Milênio, às 13h, Folclórico Ana Terra, às 14h, Banda Alma Nova, às 15h, e Banda Rosa's, às 17h, no Parque de Eventos.
Serviço
:: Sábado (15)
14h às 17h - Apresentações artísticas
20h30min - Serginho Moah
:: Domingo (16)
7h - Procissão motorizada e benção dos veículos e motoristas
13h - Grupo Novo Milênio
14h - Grupo Folclórico Ana Terra
15h - Banda Alma Nova
17h - Banda Rosa's