Instalados no início do mês, os semáforos no cruzamento da Avenida Rio Branco com as ruas João Andriolo e João Albé, no bairro Ana Rech, em Caxias, serão mantidos pela Secretaria de Trânsito. Os aparelhos entraram em funcionamento na manhã do dia 7 de outubro, mas foram desligados quase oito horas depois devido a congestionamentos e reclamação da comunidade. Desde então, a pasta avalia uma solução para o ponto.
Conforme o secretário Alfonso Willembring, técnicos da pasta estudam a possibilidade de implantar faixas adicionais na Avenida Rio Branco, com o objetivo de garantir a fluidez no trânsito. Por enquanto, não está definido se seria uma faixa em um sentido ou em ambos.
— O semáforo foi uma solicitação de parte de moradores da Rua João Andriolo e é um equipamento adquirido pelo empreendimento construído ali próximo (um condomínio). O semáforo vai permanecer. O que estamos verificando é se vamos implantar uma faixa adicional ou não — explica o secretário.
Os aparelhos tinham o objetivo de organizar o fluxo no cruzamento, já que muitos motoristas das vias transversais têm dificuldades de acessar a Avenida Rio Branco principalmente em horários de pico. Outra medida foi implantar sentido único em parte da Rua João Albé.
Após o acionamento da sinalização, contudo, filas de veículos se formaram nos dois sentidos da avenida, principalmente ao meio-dia, horário de fluxo de estudantes e funcionários de empresas do bairro. Os congestionamentos desagradaram não somente os motoristas, mas também os comerciantes do bairro, que apontaram dificuldades de acesso aos estacionamentos devido à presença de veículos aguardando o sinal verde.
— O que ia acontecer no futuro é que a pessoa que iria fazer compras em Ana Rech passaria a comprar antes de vir ao bairro, sabendo que aqui seria complicado. Às 16h30min, a sinaleira já estava desligada e o trânsito fluiu — disse, dias depois, um comerciante, que não quis ser identificado.
Os semáforos permanecem desligados até a definição das medidas a serem adotadas para evitar os congestionamentos.