Este sábado (15) é um dia de bênçãos para os fiéis de Santa Teresa D’Ávila, padroeira de Caxias do Sul, na escadaria da Catedral Diocesana. Das 10h às 16h, os padres e os freis da Fraternidade O Caminho estão na calçada em frente ao bispado para a renovação da fé. No mesmo horário e também no mesmo local, quem tiver interesse em praticar a caridade, pode doar alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e remédios aos voluntários da Casa Madre Teresa.
Para o padre da Paróquia do Murialdo e organizador da bênção desde 2020, Volnei Vanassi, a ação promove um momento de estar em contato com os fiéis, abençoando-os e também distribuindo água benta. Junto a ele, estava também o padre Vinicius Caberlon. Vanassi ainda ressalta que essa proximidade é muito importante neste tempo de pós-restrições da pandemia de covid-19.
O organizador ainda frisa que, além de padroeira de Caxias, Santa Teresa D'Ávila é padroeira dos professores, que também têm o dia 15 de outubro como data de celebração.
— A feira do livro acontecendo já nos fala dessa importância da busca pelo conhecimento, a importância dos nossos mestres e Santa Teresa é protetora dos professores, justamente por ser mestra na Educação, na relação com as pessoas, no trato de amizade que tem com Deus, mas também na aproximação com o outro — comenta.
E nem é preciso deixar a timidez de lado para receber a bênção. Pedestres que passam pela Praça Dante Alighieri, pela Rua Sinimbu, são convidados para ser abençoados, independente da crença religiosa. É o caso do analista de sistemas Murilo Schmalfuss, 33 anos, que não é católico praticante, mas aproveitou o convite.
— O objetivo é sempre fazer o bem e receber o bem também, independente da crença, da religião — opina Schmalfuss.
Devota e muito emocionada, a professora Márcia Barbosa, 48 anos, aguardava sua vez de ser abençoada com uma vela de batismo na mão e santinhos com orações. Ela conta que não lembrava da bênção, mas que tinha ido até a Catedral para tentar abençoar a vela. O sábado também será de batizado na sua família.
— Precisamos de saúde, paz, logo vem Finados (no dia 2 de novembro), vem a saudade. Hoje a gente tem um momento legal, o batizado de um priminho, um momento de renovação. O mundo precisa de conexão com a fé. Cheguei aqui e vi os padres e o frei aqui e é muito legal esse momento, nos dá uma paz, tira esse peso — afirma.
Uma oportunidade para fazer o bem
Também até as 16h as voluntárias da Casa Madre Teresa estarão no local para arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e remédios dentro do prazo de validade. Em relação aos medicamentos, a coordenadora da Casa, Silvana De Conto, ressalta que xaropes, pomadas e colírios, além de remédios manipulados não podem ser doados.
— Pode doar uma cartela já usada, a gente aceita. Aceitamos também a doação de roupas — informa Silvana.
Quem não puder ir no local no sábado para efetivar a doação, pode ir até a Casa Madre Teresa de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17h.