Trabalhar a conscientização, a posse responsável e a importância dos cuidados com os animais são os principais objetivos do Pet Day, realizado pelo Colégio São Carlos, de Caxias do Sul. A 2ª edição do evento, que ocorre das 9h às 11h30min deste sábado (22), é destinada aos alunos e familiares da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e seus animais de estimação.
Participarão da ação as Organizações Não Governamentais (ONGs) Amor Vira-Lata, Matilha Polenta e Engenharia Solidária, sendo que as duas primeiras estarão expondo seus produtos no evento. O objetivo é gerar vendas para que todo o lucro seja revertido em compra de ração, castrações e auxílio aos protetores independentes.
Além disso, ao longo dos últimos dias, a escola esteve organizando a campanha de arrecadação de tampinhas plásticas, que posteriormente serão doadas à Engenharia Solidária. No sábado, também haverá recolhimento de eletrônicos que serão destinados à ONG.
— Colocamos uma piscina infantil no hall de entrada da escola, o "tampinhômetro", e lançamos o desafio de transbordar a piscina, e ela já está completamente cheia. Precisaríamos, inclusive, de uma piscina um pouco maior. Acredito que os alunos estão bem engajados. Já iniciamos o recolhimento de ração de cães e gatos. Então, eles já estão se desafiando para trazer cada vez mais tampinhas e participar dessa gincana social — revelou a coordenadora de Curso do Colégio, Melissa Duarte Andreoli.
Como na edição anterior, o Pet Day contará com a presença dos cães da Brigada Militar (BM) de Caxias. No local, os policiais explicarão um pouco sobre o trabalho dos cachorros dentro da BM, destacando o quanto eles são importantes para a comunidade. Profissionais também estarão presentes para conversar com as famílias sobre a importância do adestramento e para esclarecer eventuais dúvidas. Dessa forma, é prestado um serviço para a comunidade escolar sobre os cuidados e ensinamentos que podem facilitar a convivência com os pets.
— A nossa escola realiza muitas ações solidárias, e o Pet Day é uma delas. Nós trabalhamos a conscientização, a questão da posse responsável, da importância dos cuidados e também da sustentabilidade e reciclagem. Será um momento bem agradável para as famílias poderem interagir e fazer o bem para a causa animal — finalizou Melissa.