A noite de sexta (9) e a madrugada deste sábado (10) foram de muito trabalho para auxiliar os moradores de São Francisco de Paula afetados pelo temporal que atingiu a cidade na Serra na tarde de sexta. De acordo com o chefe da Defesa Civil do município, Vanderson Soares, o último balanço apontou que 200 casas foram atingidas pelo fenômeno climático. O vento forte começou por volta das 16h30min, seguido de chuva e pedras de gelo.
Ainda conforme Soares, o órgão auxiliou os moradores com o fornecimento de lonas. Não há uma estimativa de quantos metros da proteção foram distribuídos. O estoque de telhas do município é baixo, segundo ele, por isso nenhuma foi entregue até o momento. Um cadastramento será feito durante o sábado para levantar quem precisará de telhas e se o município conseguirá atender a demanda.
Os bairros mais afetados são as localidades de Rincão dos Kroeff, com 70 casas com algum dano provocado pelo temporal, seguido da Recosta, com 60 residências atingidas. Os dois locais ficam no interior do município. Na área urbana, os bairros Britadeira e Campo do Meio foram os que mais sofreram com o granizo.
— Nenhum morador chegou a ficar desabrigado, mas alguns precisaram ir para a casa de parentes para passar a noite porque a residência teve danos mais sérios — resume Soares.
Até o início da manhã também havia alerta de trânsito na região. Uma queda de encosta na RS-020, na altura do km 82, em São Francisco de Paula, deixou o trânsito bloqueado por mais de 15h, mas o fluxo foi liberado no final da manhã deste sábado.