Depois de ameaçar um possível cancelamento em função das condições climáticas, a trégua na instabilidade desta terça-feira (20) oportunizou que centenas de tradicionalistas fossem à Sinimbu, em Caxias do Sul, demonstrar seu amor às tradições gaúchas. Sob céu azul e tempo firme, Parada Artística e Desfile Farroupilha iniciaram às 14h35min com a Chama Crioula sendo carregada pelo Departamento de Cavalgadas da 25ª Região Tradicionalista. Escoltado por quatro cavalarianos da Brigada Militar, o fogo simbólico abriu a programação que contou com a Banda Marcial do Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza responsável por dar compasso à marcha das entidades cívico-militares.
Nas calçadas, centenas de gaúchos de todas as idades prestigiaram o desfile das entidades e as apresentações de danças concentradas em frente à Praça Dante Alighieri. O retorno do desfile de 20 de Setembro é simbólico e traz de volta à rua um dos últimos eventos a ter sua retomada consolidada após o fim das restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19.
Vestida a caráter, a 1ª prenda da 25ª RT, Gabriele Gaviraghi da Silva, 18 anos, celebrou à tradição com a alegria de reunir as prendas do CTG Porteira da Serra, de São Marcos, e Ronda Charrua, de Farroupilha.
— Eu participei da gestão de prendas e peões em 2019, foi um período muito conturbado. O trabalho era só por meio das redes sociais para manter ativo nosso Departamento Cultural. E, agora, foi muito bom retornar ao desfile e à todas cidades que celebraram esse período — contou.
De acordo com o comando do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Caxias, cerca de 12 mil pessoas estiveram nesta tarde ao longo da Rua Sinimbu. A Parada Artística se encerrou às 16h, após a apresentação das danças tradicionais encenadas por invernadas de todas as categorias. Coube a chula dar fim ao espetáculo cênico e abrir alas para o Desfile Campeiro que mais uma vez trouxe os cavalarianos para a rua e reverenciou o símbolo do gaúcho na Praça Dante.
Ao som de Os Cavaleiros da Paz, a chama crioula voltou a estar à frente dos homens em seus cavalos que deixaram a Sinimbu rumo aos Festejos Farroupilhas nos pavilhões da Festa da Uva. O fogo simbólico será extinto durante o baile à moda antiga que ocorre, a partir das 18h, no Palco 1.