O animal símbolo da cultura gaúcha foi mais uma vez reverenciado nesta terça-feira, feriado de 20 de Setembro, em Caxias do Sul. A Cavalgada que saiu por volta das 9h dos Pavilhões da Festa da Uva, local que abriga os festejos farroupilhas, chegou às 10h na Praça Dante Alighieri, no Centro.
Em meio aos cerca de cem cavalarianos, destaque para a presença de diversas crianças de todas as idades. Trazidas por familiares e em cima dos cavalos, os pequenos ostentavam orgulhosos a tradição e garantiam, segundo seus pais, a continuidade da cultura e valorização do modo de vida do gaúcho.
Entre elas, Carolina Montanari, de dois anos, que saiu na garupa junto do pai, Edson Montanari, 32, e chegou dormindo à Praça Dante, provando a familiaridade que tem com o cavalo. Para a família, trazer a menina é perpetuar uma tradição iniciada pelos avós e que incentiva a continuidade através das novas gerações.
— Me sinto orgulhoso, é uma herança de pai para filho — contou Montanari, ao lado da esposa Camila, que se divertiu com o encantamento da filha com o passeio a cavalo.
— É assim que a gente incentiva ela. Saiu dando risada, chamando o "pocotó" até dormir — contou.
Para o diretor de cavalgadas da 25ª Região Tradicionalista, Pedro Novello, a presença das crianças é um alento para a manutenção da cultura gaúcha. No discurso que recebeu os cavalarianos no centro da cidade, ele destacou a participação dos mais jovens e fez um apelo em prol da união dos tradicionalistas. Em meio às competições artísticas e campeiras que ocorrem durante as duas semanas de festejos farroupilhaa, para Novello, é a reunião dos cavalarianos na praça e suas demonstrações de amor à cultura que mais devem ser valorizadas.
— Temos que enfatizar esses atos se não o tradicionalismo vai se desfazendo e sumindo. O cavalo é um esporte sadio que não envolve violência, ajuda muito no sistema social das crianças — explicou.
Os cavalarianos deixaram a Praça Dante Alighieri por volta das 10h30min e retornaram aos Pavilhões da Festa da Uva. No retorno, a cavalgada passou em frente ao Hospital Pompéia e tamém realizou uma parada, com direito a declamação, no Lar da Velhice São Francisco de Assis, no bairro Marechal Floriano.
Os festejos farroupilhas seguem durante todo o feriado com a Parada Artística e Desfile, cuja previsão de início é às 14h, na Rua Sinimbu. Nos Pavilhões da Festa da Uva, o palco 1 recebe um tributo a Gildo de Freitas e o Festival de Trovas, às 15h, e espetáculo com Thiago Reder, às 17h. A programação dos festejos encerra com um baila à moda antiga, animado pelo Grupo Manacial, às 18h30min.